ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

TJ mantém desembargadores em ação sobre Zeca

Redação | 15/01/2008 06:39

A desembargadora Marilza Fortes, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, negou ontem o pedido de suspeição impetrado pelo MPE (Ministério Público Estadual) para afastar dois magistrados de processo que envolve o ex-governador do Estado José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, acusado de comandar um esquema de desvio de dinheiro público da publicidade para formação de caixa 2. O MPE queria afastar os desembargadores João Batista da Costa Marques e Claudionor Miguel Abss Duarte do pedido de habeas corpus, cuja liminar foi deferida a Zeca, em outubro do ano passado, trancando a ação penal contra por peculato, movida pelo MPE.

A magistrada decidiu, em despacho dado ontem à tarde, que o MPE entrou com o pedido tarde demais. O despacho nega o pedido do MPE "ante a clara intempestividade e pela manifesta improcedência da presente argüição de suspeição". Os processos foram distribuídos em 9 e 10 de janeiro deste ano, contra um processo que corre desde outubro.

A alegação dos promotores de justiça responsáveis pelo caso é de que Costa Marques, relator do processo e responsável pela decisão liminar, é amigo pessoal de Zeca. Quanto a Abss Duarte, o MPE afirma que deveria ser impedido de julgar o processo por ter ocupado a cadeira de governador durante 12 dias, em setembro de 2007. Na época, Zeca deixou o governo para fazer campanha para os candidatos do PT. No entendimento dos promotores, como os crimes relatados na ação contra o ex-governador compreendem esse período, o magistrado não poderia estar julgando o caso.

Indefinido - Outro processo relacionado ao mesmo assunto no TJ teve um acórdão anulado, depois de ter sido publicado dando ganho de causa a Zeca, mesmo faltando três dos cinco desembargadores da Seção Criminal votarem. Só haviam dado o voto Costa Marques e Abss Duarte. A determinação de anulação foi dada por Costa Marques, após o caso se tornar público, em reportagem do Campo Grande News na segunda-feira 7 de janeiro.

O julgamento refere-se a um recurso do MPE que tenta derrubar a liminar concedida ao ex-governador, que, por sua vez, provovou o pedido de suspeição negado ontem. A retomada do julgamento está prevista para março, uma vez que dois dos desembargadores da Seção Criminal, o presidente Gilberto de Castro, e ainda Romero Osme Lopes, estão em férias. Quando eles voltarem ao trabalho, quem entra em férias é João Batista da Costa Marques. O mérito do habeas corpus, que pode torná-lo ou não definitivo também não foi julgado ainda.

Nos siga no Google Notícias