A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/10/2011 15:17

TJ marca para 17 de novembro audiência para escolha de cartórios

Marta Ferreira

Audiência foi adiada na semana passada após decisão do STF que liberou 12 cartórios cujos titulares tinham liminares

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul marcou para o dia 17 de novembro a audiência pública para a escolha dos cartórios, oficialmente chamados de serventias extrajudiciais, onde vão atuar os aprovados no concurso realizado pelo órgão. A audiência, que havia sido marcada para quinta-feira passada, mas foi adiada diante da decisão do STF que, um dia antes, derrubou as liminares que donos de cartórios tinham para se manter como titulares.

Além de marcar a nova audiência, o TJ divulgou hoje a lista das serventias, incluindo os cartórios que antes estavam fora por causa das decisões judiciais.

A cassação de liminar pelo STF (Supremo Tribunal Federal) liberou 12 cartórios para aprovados em concurso público. Ao todo, são 59 cartórios, contato os que estavam indisponíveis pela disputa judicial.

A escolha pelos concursados é feita conforme a ordem de aprovação.

Foi o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que determinou a realização do concurso, como forma de substituir os titulares de cartórios por concursos.

Em dezembro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a saída dos titulares de cartórios que ocupam o cargo sem terem passado em concurso público, mas em Mato Grosso do Sul, tabeliães titulares eram mantidos nas funções, mesmo sem concurso, graças a liminares da justiça, caçadas pelo ministro do STF, Luiz Fux.

Os titulares atingidos pela liminar vão recorrer da decisão.

Titulares sem concurso vão recorrer para manter posse de cartórios em MS
Os titulares de cartório sem concurso vão recorrer para manter a posse das serventias extrajudiciais em Mato Grosso do Sul. Ontem, o ministro do STF ...
STF revoga liminar que mantinha titulares de cartório sem concurso em MS
O ministro Luis Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou, nesta noite de quarta-feira (28), a liminar (decisão provisória) que mantinha titula...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions