ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

UFMS cria 4 cursos com ingresso no primeiro semestre de 2019

As graduações são em Audiovisual, Engenharia de Alimentos, Engenharia Física e Engenharia Química

Adriano Fernandes | 23/08/2018 22:52
Campus da UFMS na Capital fica no bairro Universitário. (Foto: Divulgação)
Campus da UFMS na Capital fica no bairro Universitário. (Foto: Divulgação)

O Conselho Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aprovou a criação de quatro novos cursos que devem oferecer vagas para ingresso de alunos já no primeiro semestre de 2019.

As graduações são em Audiovisual, Engenharia de Alimentos, Engenharia Física e Engenharia Química, todos na modalidade bacharelado e de tempo integral. Ainda hoje o Conselho também aprovou a institucionalização nas modalidades de licenciaturas dos cursos de Educação do Campo e Intercultural Indígena.

A partir de agora serão dados os encaminhamentos junto ao Ministério da Educação que verifica toda a documentação apresentada, a justificativa de relevância da graduação para a região, os estudos de viabilidade e de demanda por recursos materiais e humanos, entre outras questões.

“Concomitante a isso, na UFMS, a comissão responsável pela proposição da graduação, submete à Prograd o projeto pedagógico, para que sejam feitas a verificação e os ajustes necessários. Após sua aprovação pela Prograd o curso estará apto para ser iniciado”, explica a professora Heloisa Laura da Costa, chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento e Avaliação de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A seleção, assim como as demais graduações regulares da UFMS, deve ser feita por meio do SiSU, Passe e Vestibular.

Vagas

Audiovisual - são previstas 30 vagas. O turno será integral com aulas presenciais e finalização em, no mínimo, oito semestres letivos. A nova graduação foi proposta pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc).

Engenharia - proposta pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) tem previsão de que sejam ofertadas 40 vagas para o primeiro semestre de 2019. O turno deve ser integral, com aulas presenciais, e finalização em, no mínimo, dez semestres letivos.

Engenharia Física - foi proposta pelo Instituto de Física (Infi) com previsão de oferta de 30 vagas para o primeiro semestre de 2019. O turno deve ser integral com aulas presenciais e finalização em, no mínimo, dez semestres letivos.

Engenharia Química - foi proposta pelo Instituto de Química (Inqui) com previsão de oferta de 35 vagas para o primeiro semestre de 2019. O turno deve ser integral com aulas presenciais e finalização em, no mínimo, dez semestres letivos.

Institucionalização

Os cursos de Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena foram anteriormente ofertados pela UFMS por meio de programas governamentais específicos: o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), em consonância com o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), e o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), respectivamente.

Educação do Campo Licenciatura - são previstas 30 vagas. O turno deve ser integral, com aulas nos períodos matutino e vespertino. O curso continuará a ser desenvolvido na Faculdade de Educação (Faed) e deve manter sua característica presencial na pedagogia de alternância entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

Deve manter ainda, como característica, o atendimento às populações do campo, com a perspectiva de continuar a exigência de comprovante de pertencimento ao campo e da disponibilidade para participação em visitas de estudo.

Licenciatura Intercultural Indígena - são previstas 25 vagas. O turno também deve ser integral, com aulas presenciais nos períodos matutino e vespertino, em pedagogia de alternância entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O curso continuará a ser desenvolvido no Câmpus de Aquidauana. Deve manter também, como característica, o atendimento às populações indígenas, com previsão da exigência de comprovante de pertencimento a comunidade indígena.

Nos siga no Google Notícias