ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

UnB pesquisará uso de produtos do Estado na merenda

Redação | 14/11/2010 09:38

Pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) vão analisar o uso de produtos regionais na alimentação escolar. O objetivo da pesquisa é valorizar o uso produção local e diagnosticar como os municípios estão cumprindo a Lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, pelo menos, 30% dos recursos da alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

A pesquisa vai fazer o levantamento sobre a alimentação em oito localidades do Centro-Oeste, sendo seis municípios em Mato Grosso do Sul e um em Goiás, além do Distrito Federal. Segundo a pesquisadora Denise Camargo, o estudo de campo analisará produtos e receitas regionais, com o objetivo de mapear o potencial nutritivo desses alimentos.

Na próxima terça-feira (16) os pesquisadores partem para Mato Grosso do Sul, onde vão fazer o levantamento inicial dos dados. A pesquisa será feita nos municípios de Aquidauana, Nioque, Jaraguari, Corguinho, Anastácio e Campo Grande. A volta dos pesquisadores está marcada para o dia 12 de dezembro.

"Vamos apresentar os desafios que os produtos regionais podem apresentar ao serem aplicados na oferta do cardápio escolar. O fundamental dessa pesquisa é mostrar o valor dos produtos regionais para a cultura local", disse.

Os pesquisadores vão identificar o que faz parte do cardápio da culinária local e da alimentação oferecida pelas escolas públicas das cidades selecionadas. A partir disso, vão avaliar se as escolas estão cumprindo a meta de 30% estipulada pela Lei da Alimentação Escolar.

O estudo de campo vai priorizar as escolas que funcionam em áreas isoladas como assentamentos rurais e áreas indígenas e quilombolas. "As escolas desses locais são as mais precárias em infraestrutura", ressaltou Denise.

A pesquisa da UnB, em parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), terá duração de um ano. Participam do estudo oito pesquisadores, entre eles três nutricionistas e dois antropólogos.

Nos siga no Google Notícias