ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Verão chega dia 21 e traz máxima de 35ºC, chuvas e alerta para raios

Aline dos Santos | 16/12/2016 10:49
Começo da nova estação é marcado por dia mais longo do ano. (Foto: Marcos Ermínio)
Começo da nova estação é marcado por dia mais longo do ano. (Foto: Marcos Ermínio)

O Verão chega a Mato Grosso do Sul às 6h44 da próxima quarta-feira (dia 21). A nova estação, que vai suceder a Primavera, será de calor dentro da média, chuva e possibilidade de curto veranico (estiagem e alta temperatura) a partir do fim de janeiro.

A estação começa com o dia mais longo do ano, com expectativa de 14 horas de sol. A tendência é de temperaturas na média de 25,5ºC. Conforme o prognóstico, a máxima pode chegar a 35ºC. O calor deve ditar o ritmo pelos próximos três meses, pois a previsão é de temperatura mínima de 21,5ºC. A título de comparação, a Primavera teve máxima de 42ºC, registrado na cidade de Porto Murtinho no mês de outubro.

De acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, os maiores acumulados de chuva se concentram, historicamente, no Sul, Sudeste, Centro e Sudoeste do Estado, com valores médios superiores a 200 mm (milímetros) a cada mês. Nas regiões Norte, Nordeste e Leste, a chuva deve ficar em torno de 180 mm em cada mês.

Sem o fortalecimento do La Niña, espera-se chuvas dentro da média histórica. Contudo, os modelos indicam possibilidade de alagamentos nas regiões Nordeste (Paranaíba, Selviria, Aparecida do Taboado e Inocência), Sudeste (Ivinhema, Angélica, Jateí, Novo Horizonte do Sul e Naviraí), Sul (Paranhos e Eldorado), Sudoeste (Ponta Porã, Bela Vista, Dourados, Maracaju e Sidrolândia), Central (Bandeirantes, Jaraguari e Campo Grande).

O Verão também é o período de maior incidência de raios. As orientações são: não ficar em baixo de árvores; dentro de piscinas, rios e lagos; próximo a cercas metálicas; não ficar descalço em enxurradas e restringir o uso de telefones fixos e celulares; além de ficar distantes de torres metálicas e postes elétricos.

O tempo chuvoso mantem a umidade relativa do ar na média de 55%, próximo aos 60% ideais para a saúde. Ainda conforme o prognóstico, índice abaixo de 30% será raro no Verão de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias