ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Violência contra crianças em MS gerou 6 denúncias por dia em 2010

Marcio Breda | 07/02/2011 19:11
Foto: Adriano Hany
Foto: Adriano Hany

Com 2.207 relatos feitos ao SOS Criança somente em 2010, Mato Grosso do Sul contabilizou aproximadamente seis denúncias por dia de violência física ou psicológica contra crianças e adolescentes.

Do total de denúncias, 1.895 se confirmaram como violações de direitos após fiscalizações da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social) e de Conselhos Tutelares.

Em 2010 foram confirmados pelas denúncias 586 casos de violência física, sendo 219 de abusos sexuais. Desses, 121 casos ocorreram dentro da família e 118 notificados fora do ambiente familiar. Média de um caso a cada dois dias.

As estatísticas revelaram que em 2010 houve aumento de denúncias de violência sexual dentro da família. Em anos anteriores, a maioria das envolvia pessoas que não apresentavam parentesco com a vítima.

Segundo Marli Tonente, diretora do SOS Criança em Mato Grosso do Sul, a maior parte das denúncias parte de escolas e centros educacionais, onde são realizados trabalhos de conscientização. “As vítimas muitas vezes contam ao colega de escola e também ao professor, que por sua vez, aciona imediatamente o SOS Criança”.

SOS Criança - O órgão atua a 18 anos em Mato Grosso do Sul e no interior trabalha através dos conselhos tutelares regionais. Para denunciar, basta ligar para o número 0800 647 1323 ou (67) 3381-6000. O solicitante não precisa se identificar. De acordo com o órgão, 90% dos chamados são de procedência anônima.

Na Capital o SOS Criança está localizado no Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente (Criac), localizado na Rua Arquiteto Vila Nova Artigas, s/n, no bairro Aero Rancho, ao lado do Hospital Regional. O órgão possui duas assistentes sociais e três psicólogos a disposição para atender os casos. (Com informações da Assessoria do governo do Estado)

Nos siga no Google Notícias