A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/02/2011 08:46

Na volta às aulas, estudantes ansiosos para rever os amigos

Nadyenka Castro e Ricardo Campos Jr.

Amizade é assunto principal, mas meta é estudar muito

Estudantes lotam pátio do Joaquim MurtinhoEstudantes "lotam" pátio do Joaquim Murtinho

Esta segunda-feira é o primeiro dia de aula nas redes estadual e municipal de ensino. São milhares de estudantes que retomam hoje às escolas. Ansiosos diante da nova etapa, eles dizem que rever os amigos e fazer novas amizades é o principal objetivo nas primeiras semanas, mas a meta de todos é estudar muito e passar de ano.

“Estava ansiosa para encontrar os amigos e só”, afirma Íris Moraes, 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, a maior do Estado. Segundo ela, a “saudade” dos amigos é porque não os encontra fora do período letivo. “Não costumo encontrar o pessoal nas férias”.

Apesar de neste primeiro momento estar preocupada em colocar o papo em dia, Íris diz que não descuida dos estudos. “Quero estudar muito. No último ano tem que estudar muito”. A adolescente que cursar Direito.

A principal preocupação hoje de Karine dos Reis Kalache, 14 anos, também está relacionada com amizade. “Espero que seja um ano bom e que eu consiga muitos amigos”, diz a menina que neste ano estuda pela primeira vez na Escola Estadual Joaquim Murtinho.

Karine saiu de uma escola particular e com poucos alunos, o que aumenta a expectativa dela diante da nova batalha do aprendizado. Para amenizar a ansiedade, ela terá a companhia da prima, da mesma idade e que também vai estudar no Joaquim Murtinho pela primeira vez.

Fernanda quer rever amigos e fazer novas amizades sem esquecer dos estudos. (Foto: João Garrigó)Fernanda quer rever amigos e fazer novas amizades sem esquecer dos estudos. (Foto: João Garrigó)

Fernanda de Oliveira Paiva, 14 anos, também é novo na escola estadual. Ela saiu de uma municipal e espera encontrar no Joaquim Murtinho pelo menos dois amigos antigos que disseram para ele que estudariam lá.

“Dois eu sei que vão estudar aqui. Mas é sempre bom conhecer novas pessoas. É sempre uma nova esperança”. Ele não descuida dos objetivos. “Quero estudar bastante para fazer faculdade. Estou pensando em Biologia”.

Correria- A coordenadora pedagógica do colégio, Edilza Carneiro da Silva, conta que todo primeiro dia de aula é correria. “A demanda é muito grande. Tudo aqui é muito”.

Ela explica que a correria é por conta da organização de alunos e professores, que são muitos. Para ela todo o trabalho é recompensado. “Minha expectativa são as melhores possíveis porque acredito na educação”.

Pais- “As expectativas para este ano são as melhores. Sempre acredito no ensino público”, declara o funcionário público Wendel Ferreira, 36 anos, que nesta manhã foi levar a filha de sete anos na Escola Municipal Arlindo Lima, na Capital.

Wendel foi até o colégio também para conversar com a direção para mudar o turno da filha mais velha, de 11 anos, que está matriculada à tarde. Na época da matrícula ele não conseguiu vaga para as duas no mesmo período e agora ele tenta novamente uma pela manhã.

Justiça do Trabalho faz acordos de R$ 6,5 milhões no Estado
A Justiça do Trabalho teve 355 acordos que somaram R$ 6.512.934,87 durante a Semana da Conciliação em Mato Grosso do Sul. Na iniciativa, realizada en...
Ministério da Saúde suspende incentivos da atenção básica em MS
O Ministério da Saúde suspendeu, nesta sexta-feira (15), repasse extra à atenção básica para sete municípios de Mato Grosso do Sul. Isso porque eles ...


As minhas filhas (2) estão matriculadas em uma escola estadual de Corumbá. Quando entraram na escola ficaram desapontadas com o aspecto externo. Mas quando entraram na sala, foi pior ainda. A minha filha menor, de 14 anos, chegou em casa desanimada. Quer mudar de escola, não tem estímulo para estudar alí. Esse é o retrato das escolas estaduais de Corumbá. Sr. Governador, por favor... visite nossas escolas. É vergonhoso. As escolas do município estão ótimas, mas as do Estado...estão muito ruins.
 
Jose Carlos em 07/02/2011 11:13:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions