ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 17º

Boa Imagem

Não se usa palito de dente à mesa

Nem sempre a etiqueta está apenas no uso correto dos talheres. Existem outras atitudes muito piores.

Por Larissa Almeida (*) | 25/07/2025 16:50

Existem várias situações que, apesar de fazerem parte do cotidiano de muita gente, são deselegantes e constrangedoras. Ter que assistir alguém tirando comida dos dentes à mesa é uma delas. Não se usa palito de dentes na casa dos outros, no restaurante ou qualquer lugar que não seja a sua casa, e de maneira privada. Aliás, os dentistas não recomendam o seu uso como método de higiene. Embora seja um hábito comum, o palito pode machucar a gengiva, causar retração gengival, sensibilidade nos dentes e até mesmo infecções. Então fio dental pode? Claro que não, só no banheiro!

Além do uso de palito de dentes, algumas outras atitudes precisam ser evitadas à mesa, e nem sempre a etiqueta está no uso correto nos talheres. Existem outras questões infinitamente piores.

Não fique retocando a maquiagem, o batom, passando a língua nos dentes para ver se está sujo, lixando as unhas, aplicando cremes e desodorantes e por aí vai. Qualquer cuidado de ordem pessoal deve ser feito dentro do banheiro.

Não monopolize o ambiente falando alto, dando gargalhadas altas e chamando atenção para si. Ou muito pior: falar demais ou cortar os outros a ponto de não deixar ninguém mais falar. Não é uma atitude educada com as demais pessoas que estão dividindo a mesa com você.

Não mastigue de boca aberta. É muito constrangedor para quem está dividindo a mesa com você conseguir enxergar o conteúdo da sua boca com alimentos sendo mastigados.

Não fique falando ao celular ou scrolando a tela do aparelho enquanto estiver à mesa com outras pessoas, principalmente se você for o único fazendo isso. É desrespeitoso.

Por fim, não coloque objetos como bolsas e celulares sobre a mesa posta. Não é uma atitude interessante do ponto de vista da higiene principalmente porque são objetos que costumam estar repletos de bactérias.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.