ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Boa Imagem

O presente que você dá impacta na sua imagem

O presente que você escolhe e a maneira como você recebe os presentes podem ser sabotadores de imagem

Por Larissa Almeida (*) | 13/06/2024 13:40

Tivemos nesta semana mais uma data super comercial, o Dia dos Namorados. Muita gente presenteia e é presenteada. E muitos erram no presente e na maneira como recebem esses presentes. Resolvi falar sobre o tema porque dar e receber presentes pode ser um tanto delicado, porque existe o adequado e o inadequado e você pode deixar alguém bem chateado dependendo das suas escolhas ou atitudes.

Escolhendo o presente

Se for para alguém relacionado a sua vida profissional, ou seja, para algum cliente, colega de trabalho ou chefia, existem algumas regras específicas de etiqueta. Presentes com valores exorbitantes ou pessoais podem enviar a mensagem errada. Imagine ter uma fama de sem noção ou de que tenta subornar as outras pessoas com presentes caros? Presentes como itens de vestuário (que exige que você saiba o tamanho exato da pessoa), de cunho político ou religioso, dinheiro, produtos de higiene pessoal e itens sexuais jamais devem ser uma opção de presente. Também evite joias ou artigos de grifes, que podem ter conotação que sua intenção seja baseada em interesse.

Ao escolher o presente para alguém do trabalho ou alguém com quem não tem intimidade, opte por uma boa garrafa de vinho, gravata, itens de escritório, kit de velas e aromatizador de ambientes por exemplo, chocolates, ingressos para shows, itens relacionados ao negócio da empresa, e até mesmo acessórios de viagem, que são muito úteis.

Quando for presentear amigos e familiares, pense nos hábitos daquela pessoa, nos interesses dela, porque assim as chances de errar são menores. Por exemplo, uma pessoa que adora esportes adoraria uma nova roupa de ginástica, ou algum fone de ouvido tecnológico. Alguém que adora ler, gostaria de um livro novo que virou best-seller. Ou alguém que adora camisas, gostaria de receber uma nova camisa para sua coleção. Imagine como uma pessoa que ama fazer uma mesa posta ou receber amigos em casa ficaria feliz com um novo jogo americano, ou um kit de taças ou até mesmo um kit de velas aromáticas para enfeitar a sala e deixar o ambiente cheiroso? O principal é tentar agradar o outro, se colocar no lugar da pessoa.

Sobre o valor do presente, depende. Se você é uma pessoa de posses e só dá presente barato, de qualidade duvidosa, pode passar a impressão de mesquinho. Se você dá presentes muito caros, pode deixar quem recebeu constrangido. Então sondar antes os interesses da pessoa e optar pelo meio termo em relação a valores é uma ótima opção.

Recebendo um presente

Sempre que receber um presente, é educado abri-lo na hora, junto com a pessoa, e comentar algum detalhe sobre ele “que demais este saca-rolha, estava mesmo precisando de um”, ou “muito cheirosa essa vela perfumada” ou então “adorei a cor dessa blusa”. Pense em alguma característica sincera do presente e fale. Essa é uma atitude muito gentil. Em hipótese alguma faça cara feia e pior, diga que já tem ou que não gostou. E sim, caso exista a possibilidade, troque o presente. Não tem problema algum e a pessoa ficará feliz por ver que está usando o presente, mesmo que tenha sido trocado.

Caso seja seu aniversário ou outra ocasião que esteja recebendo vários presentes e não seja possível abrir o embrulho na hora, mande mensagem no dia seguinte agradecendo. A pessoa que te presenteou certamente ficará muito feliz.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias