ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 20º

Boa Imagem

Você precisa cuidar das suas roupas para andar bem-vestido

A manutenção adequada das peças é fundamental para manter a durabilidade e a aparência tempo de nova por mais

Por Larissa Almeida (*) | 21/05/2024 12:00

Com o uso, é comum que as peças fiquem com pilling (as famosas bolinhas), que alguma costura se desfaça, que um botão caia, que a peça desbote e etc. E este desgaste natural das peças pode ser um sabotador de imagem. Uma roupa cheia de bolinhas certamente vai transmitir uma mensagem de desleixo, assim como uma costura solta ou manchas na peça. Mas alguns cuidados básicos vão aumentar a durabilidade das suas peças e deixá-las como novas por mais tempo.

Na lavagem

Sempre leia a etiqueta de composição das peças antes de lavar. Naquela etiqueta que todo mundo arranca, costurada no interior da peça, estão instruções como lavar a peça na máquina ou à mão, temperatura da água, se pode usar amaciante, alvejante, se pode ou não centrifugar. Está tudo lá. E se tiver dúvida quanto aos símbolos, basta dar um Google em “símbolos de lavagem” que você descobre.

 Mas como regra geral, se lava à mão ou na máquina, separe as peças da seguinte maneira: brancas e beges, pretas e cores bem escuras como azul marinho, verde musgo e vinho, e peças vermelhas, laranjas e roxas. Isso vai garantir que o branco não fique manchado, os escuros não fiquem cheios de pelos e os avermelhados não manchem os demais.

 Jamais lave roupas misturadas com toalhas. Os pelos das toalhas certamente grudarão nas suas peças. Tenha o cuidado também de colocar as peças mais delicadas (tecidos mais finos, peças com rendas, detalhes) em saquinhos próprios para lavagem, que você encontra em lojas de artigos para casas e supermercados mais completos.

 Também lave as peças com os produtos adequados. Sabão em pó é mais abrasivo, então lava-roupas líquidos costumam fazer as peças durarem mais.

 Se sua peça branca (atenção, vale apenas para roupas brancas), estiver manchada ou amarelada, use esta receita:

 -Misture em um balde 4 litros de água fervente, 4 colheres de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de água oxigenada 40 volumes, mexa bem e mergulhe a roupa. Deixe de molho por 30 minutos ou uma hora no sol e depois lave normalmente.

Na hora de passar

 Leia na etiqueta de composição a temperatura do ferro. Caso a tenha arrancado, sempre faça o teste da temperatura no lado avesso ou numa parte mais escondida da peça. Não passe logo de cara a frente da camisa, por exemplo. Se a peça ficar brilhosa, vale colocar uma fralda, daquelas de bebê, ou uma fronha em algodão, entre o ferro de passar e a roupa.

Manutenção

Um dos cuidados mais básicos na manutenção é a remoção das bolinhas. Normalmente faço esta verificação quando vou passar a peça. Um aparelho de barbear faz o trabalho direitinho, ou existem aparelhos próprios em lojas de multi coisas que tiram as bolinhas. Para usar um aparelho de barbear, vista a roupa em um travesseiro (para não furar a peça) e vá raspando as áreas onde tem bolinhas.

 Também verifique se existem linhas soltas e faça nozinhos com as pontas das linhas para a peça não ir descosturando e não acontecer um acidente quando estiver na rua. Puxe cuidadosamente os botões de vez em quando para conferir se eles não estão se soltando, porque caso ele se solte na rua, e você não tenha outro igual para repor, pode ter que trocar todos os botões da peça.

 Com estes cuidados básicos, suas peças vão parecer novas por muito mais tempo e você certamente estará mais bem-vestido.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_. 


Nos siga no Google Notícias