ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 32º

Boa Imagem

Os piores erros de etiqueta à mesa

Alguns cuidados são importantíssimos para demonstrar gentileza e cuidado com quem divide a mesa com você

Por Larissa Almeida (*) | 28/05/2024 15:13


A etiqueta trata de regras e normas que estabelecem o comportamento socialmente aceito em diferentes ocasiões, tanto em momentos cerimoniais ou na convivência comum. E é a partir dela que conseguimos conviver com mais harmonia e minimizando situações constrangedoras e indelicadas entre tantas pessoas com culturas tão diversas. E quando falamos sobre a nossa imagem, certamente a maneira como nos comportamos à mesa faz a diferença.

 Não vou falar hoje sobre regras de etiqueta, e sim cuidados essenciais que devemos ter durante as refeições com outras pessoas, mesmo que sejam amigos e familiares. Gentileza gera gentileza e deixa qualquer ambiente muito mais harmonioso. Então evite:

Abrir demais os braços 

É super desconfortável sentar-se ao lado de uma pessoa que fica com os braços excessivamente abertos durante as refeições, isso porque a pessoa ocupa o espaço dela na mesa e invade o espaço de quem está ao lado. Tente deixar os cotovelos o mais junto possível do corpo enquanto estiver fazendo suas refeições à mesa com outras pessoas. 

Conversar utilizando os talheres

Muita gente se esquece que está com os talheres na mão e acaba utilizando-os durante a gesticulação ao conversar e para apontar para coisas e pessoas. Isso pode soar ofensivo, porque se assemelha a uma arma apontada para outra pessoa e pode ferir alguém se você se empolgar na gesticulação. Além disso, pode derrubar seus talheres no prato de outra pessoa, no prato de molho, aí vira aquela sujeira e confusão. O melhor é deixar os talheres cruzados, dentro do prato, e virados para baixo, para sinalizar que está apenas dando uma pausa para conversar.  

Falar com a boca cheia

Este tópico dispensa comentários, não é mesmo? É extremamente deselegante conversar ao mesmo tempo que mastiga os alimentos. Ninguém quer e ninguém gosta de ver essa cena. Então espere finalizar a mastigação e engolir para conversar.  

Passar batom ou retocar a maquiagem à mesa

Sempre que puder evite retocar a maquiagem ou passar batom à mesa. Não é elegante e é uma atitude desrespeitosa com as demais pessoas que estão sentadas à mesa. Sempre que quiser conferir se está tudo certo com o visual, peça licença e vá ao banheiro para os retoques.

Palitar os dentes / passar fio dental nos dentes

Jamais faça a higiene bucal à mesa. Palitar os dentes, mesmo tampando o ato com a mão, e também utilizar fio dental são atitudes anti-higiênicas. Se não temos o costume de fazer nenhum tipo de higiene íntima na frente de outras pessoas, por que limpar os dentes seria ok?

Ficar mexendo no celular ao invés de dar atenção total ao momento e às pessoas que estão dividindo a mesa com você

Essa atitude não é propriamente uma gafe, mas demonstra falta de respeito e desinteresse com quem está dividindo a mesa com você. Se precisar ler alguma mensagem, atender a alguma ligação, peça licença, responda ou fale rapidamente e volte novamente sua atenção para aquele momento e para quem está com você presencialmente. É uma atitude muito gentil da sua parte focar a atenção no momento que está vivendo e nas pessoas com as quais está compartilhando este momento.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias