ACOMPANHE-NOS    
MAIO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Boa Imagem

O que não fazer em eventos de trabalho

Algumas gafes podem prejudicar a sua carreira. Saiba quais são elas.

Por Larissa Almeida (*) | 08/03/2022 10:00

Muitas empresas costumam reunir os funcionários para comemorar eventos importantes, ou os próprios colegas de trabalho se reúnem com regularidade para estreitar laços. O fato é, independente da ocasião, se envolve a empresa que você trabalha ou seus colegas, é profissional. Uma frase que gosto muito, e que ouvi em uma entrevista da consultora de moda Glória Kalil é “Festa na qual o anfitrião pode te mandar embora no dia seguinte não é festa, é trabalho”. Infelizmente, é verdade.

Mesmo em clima de amizade, não se trata de encontro com amigos, mas com líderes, chefes e clientes potenciais que observarão o seu comportamento. Algumas atitudes podem impactar negativamente a sua carreira. Por exemplo:

1. Se vestir de forma inadequada 

Festa de trabalho não é o momento de ousar ou mostrar seus atributos físicos (até porque ninguém quer ser reconhecido profissionalmente por isso, não é mesmo?). Claro que você deve caprichar um pouco mais no visual, mas vista-se como se fosse para um dia especial de trabalho no qual você tem uma reunião importante.

2. Exagerar na bebida 

Nada pior do que ganhar má fama no escritório porque cometeu alguma gafe após abusar da bebida. Além disso, a falta de limite com álcool compromete possibilidades de promoção e afeta sua imagem profissional.

3. Mau comportamento à mesa 

Falar com a boca cheia, encher demais o prato, principalmente se não aguentar comer tudo, ou até mesmo levar o lanchinho que sobrou da festa para casa, são atitudes que devem ser evitadas.

4. Paquerar 

Paquerar colegas de trabalho é um tiro no pé. Se der certo, é constrangedor porque virará assunto na empresa e, se der errado, pode representar até processo por assédio. Além disso, é uma prática “proibida” em muitas empresas. Pode assombrar sua carreira, e culminar em divórcio ou desemprego.

5. Querer aparecer

Só porque você está em contato mais descontraído com o presidente da empresa, ou aquele chefe que você gostaria muito de impressionar, não significa que ele se tornará seu amigo ou que aquele é um momento que permite intimidade. Muitas vezes nem é o momento de falar de trabalho.

Um bom profissional não precisa “mostrar serviço” em festas, pois ele consegue demonstrar seu desempenho no dia a dia da realização das suas atividades. Você pode estar se perguntando.

Mas preciso ir? Sim, porque é uma oportunidade importante de integração e de descontração com os colegas. Por isso, não deixe de ir caso não tenha uma boa razão, e lembre-se de comunicar ao seu superior quando algo impedir sua presença.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias