ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

O que sua presença nas redes sociais diz sobre você

Todo conteúdo curtido, compartilhado ou postado por você reflete o seu pensamento

Larissa Almeida (*) | 15/03/2022 12:00

Cada vez mais somos avaliados pela forma como nos apresentamos em nossas redes sociais. Cada curtida, comentário, compartilhamento ou post reflete a sua opinião e seus valores. As chefias e equipes de RH das empresas analisam frequentemente as redes sociais dos candidatos que buscam por vagas e dos seus próprios funcionários. Tudo pode depor contra você ou contar pontos a seu favor.

Mas hoje em dia esbarramos em um problemão: parece que todos precisam emitir opinião sobre todos os assuntos. A quantidade de especialistas em vacina, em geopolítica do leste europeu, e em infinitos assuntos que surgem diariamente na mídia é estarrecedora.

Parece óbvio que só deveríamos debater temas sobre os quais temos conhecimento, mas não é o que as redes sociais têm nos mostrado. Além disso, por detrás da tela, muitas pessoas falam coisas que jamais falariam pessoalmente. Xingam pessoas, marcas, falam mal ou mandam indiretas para os colegas de trabalho, para os chefes, para os concorrentes ou clientes, julgam a todos e espalham fake news.

O que muita gente se esquece é que tudo que falamos ou fazemos na internet fica lá para sempre. É como se fosse aberto um travesseiro de plumas no alto de um prédio e depois se tentasse juntar as penas. Os nossos rastros ficam por toda parte. Hoje você fala mal de determinada empresa, mas amanhã pode atender a um cliente desta mesma empresa, ou pode buscar emprego no local e, certamente, saberão que você já os criticou anteriormente e isso o fará perder oportunidades.

Além disso, ninguém quer ser amigo, nem virtual, de pessoas negativas, pessimistas, que só reclamam de tudo. O nosso comportamento no mundo virtual é público, e pode nos prejudicar – e muito – na “vida real”. Portanto, escrevi algumas regrinhas de ouro para evitar prejudicar sua imagem por conta da sua atividade nas redes sociais:

  • Preste atenção nas fotos que posta. Veja o fundo, veja se não é algo que trará uma mensagem negativa ao seu respeito. Por exemplo, postar foto aproveitando com os amigos enquanto está de atestado médico. Acredite, isso acontece muito!
  • Nunca se esqueça de que todo conteúdo compartilhado e curtido por você reflete o seu pensamento.
  • Reflita se vale a pena iniciar uma discussão que poderá arranhar a sua imagem.
  • Muita atenção a comentários que possam parecer machistas, homofóbicos, preconceituosos de uma maneira geral. Isso pode afundar a sua carreira, gerando demissão por justa causa ou até mesmo veto a uma contratação futura.

Que imagem você quer transmitir sobre você? Pense nisso antes de postar a próxima foto ou escrever um novo post.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias