ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Boa Imagem

Qual o melhor tipo de presente no âmbito profissional?

Quando se trata de presentear colegas de trabalho, o presente pode sim enviar a mensagem errada

Por Larissa Almeida (*) | 28/11/2023 13:56

O fim do ano se aproxima e, com ele, vêm as confraternizações, o amigo secreto da firma, e a compra de presentes para agradar e agradecer colaboradores, colegas de trabalho, chefia e clientes. Mas muitas vezes, um presente comprado com a melhor das intenções pode ser mal interpretado e causar desconforto para quem recebeu. O tipo e o preço do presente dependem da cultura da empresa e do seu relacionamento com o presenteado, mas é importante mantê-lo impessoal.

Presentes com preços exorbitantes ou pessoais demais podem enviar a mensagem errada. Pode parecer suborno, bajulação ou pode soar ofensivo. Então anote algumas dicas do que evitar e no que apostar na hora de presentear pessoas no seu âmbito profissional.

  1. Evite itens de vestuário (roupas e sapatos), perfumes e presentes muito íntimos como lingeries e afins.
  2. Quando se trata de presente para clientes, o valor do presente é importantíssimo. Evite presentes pessoais como joias ou artigos de grife, porque pode parecer que sua intenção seja para outro tipo de interesse.
  3. Eletrônicos, vinhos, acessórios de escritório, chocolates, ingressos para shows (sempre dê o par), itens relacionados ao negócio da empresa, assim como acessórios de viagem pois são práticos e muito agradáveis.

E lembre-se, se foi você quem recebeu o presente, não se esqueça de agradecer e retribuir com uma mensagem de texto ou um cartão. É gentil e quem comprou o presente certamente ficará feliz.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias