ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Quais os melhores tecidos para enfrentar o calorão

Além de escolher peças com modelo mais aberto, como regatas ou mangas curtas, é importante observar o tecido

Por Larissa Almeida (*) | 14/11/2023 13:40

Estamos enfrentando uma onda de calor, e muitas pessoas estão tendo dificuldade para se vestir, de uma maneira que não fique suando – tanto - o dia todo.  Para ter um pouco mais de conforto térmico, além da modelagem (manga curta, sem manga, vestidos, shorts e etc.), é preciso observar qual a matéria-prima utilizada para a confecção do tecido daquela peça. Além da gramatura, ou seja, da espessura do fio: existe algodão no jeans e na camiseta de malha, depende do modo de fabricação.

Escolher a fibra têxtil é fundamental para conseguir um mínimo de conforto térmico neste calor, porque são elas as responsáveis por garantir respirabilidade em dias quentes e isolamento em dias frios. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação, e daí são fabricados os tecidos.

As fibras podem ser:

  • Naturais, que são aquelas encontradas praticamente prontas na natureza, como algodão, linho, rami, lã e seda.
  • Ou químicas, que são produzidas através de processos químicos. As fibras químicas podem ser artificiais, quando são obtidas com matéria-prima natural, na maioria de origem celulósica, como viscose, acetato, modal e liocel, ou sintéticas, quando a base da matéria prima é o petróleo (poliéster, poliamida e acrílico).

Abaixo, listei as fibras para se investir em temperaturas altas e por quê. Você encontra a composição do tecido de qualquer peça na etiqueta de composição, que é costurada internamente na lateral da roupa.

O algodão tem respirabilidade e é ótimo na absorção de umidade, muito resistente à lavagem, além de ser a fibra mais consumida no mundo.

O linho, apesar de pinicar e amarrotar com facilidade, por conta de sua característica natural, tem sensação refrescante, alta absorção e rápida liberação de umidade. Por isso também é uma ótima opção para o calorão.

A viscose tem a gramatura mais fina que as fibras naturais então costuma ser mais fluída. Permite troca de calor tanto quanto o algodão, absorve bem a umidade, e também tem respirabilidade. Além disso, costuma ser um tecido mais acessível, então é uma excelente opção para o calor também.

O modal também é muito indicado. Tem origem de celulose regenerada e normalmente é fabricado através do mesmo processo para obtenção da viscose. Ele absorve 50% mais umidade que o algodão, de forma mais rápida, permitindo assim que a pele permaneça seca e com condições de respirar.

Se precisar usar terno ou blazer no dia a dia, prefira a lã fria, que tem excelente respirabilidade e conforto térmico, sendo geladinha. Evite ao máximo peças em poliéster e pior, com forro em poliéster.

Se optar por peças forradas, escolha os forros de acetato. Tem boa conservação térmica, semelhante a seda, das fibras celulósicas é a que possui melhor poder de absorção e não encolhe.

O poliéster e o acrílico devem ser evitados. São mais baratos e resistentes, além de não amassarem muito. Mas têm baixíssima absorção de umidade e conservam o calor do corpo, ou seja, não tem respirabilidade. O que faz o corpo suar ainda mais.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias