ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

A lenda de Aleixo Garcia e da invencibilidade do guarani

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 17/02/2024 07:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Uma antiga lenda ronda os índios guaranis: seriam imbatíveis. É o chamado "ethos guarani", traços característicos que o diferenciariam de outros grupos indígenas. Existiria uma força descomunal desse povo quando em combate. Ao contrário do que muitos imaginam, essa ideia, perigosa, não nasce na Guerra do Paraguai. Surge com a figura lendária de Aleixo Garcia. Esse sujeito seria um líder português - ou espanhol - que teria comandado um grupamento de guerreiros guaranis vencendo todas as batalhas e, principalmente, derrotando os incas para roubar-lhes muita prata.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
É possível um pelotão venezuelano derrotar norte-americanos?

Essa lenda tem tanta inventividade quanto a ideia de uma tropa de mil ou dez mil venezuelanos atravessar a América Central, derrotando todos os exércitos por lá existentes, entrar no México, passando por suas forças armadas e, finalmente, chegar ao Fort Knox, no Kentucky norte-americano, onde estão guardados quase 5.000 toneladas de ouro. Esse é o cofre mais protegido do mundo. Nunca sofreu um assalto sequer. A seguir, os venezuelanos trariam esse gigantesco tesouro até suas fronteiras, e só ali seria esmagado, mas o ouro seria distribuído para boa parte da população da Venezuela. Essa seria uma versão moderna da lenda de Aleixo Garcia e seus imbatíveis índios guaranis, que a todos derrotaram.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Aleixo Garcia nunca existiu, não há um só documento.

Para que um personagem saia das brumas das lendas, adentrando à história, se faz necessário documentos que comprovem sua existência, seus feitos e façanhas. Não há um só documento que mostre onde Aleixo Garcia nasceu. Não há um documento que mostre que ele tenha embarcado em alguma caravela, espanhola ou portuguesa. Enfim, não há um só documento que mostre por onde ele passou, acompanhado de seu séquito de guaranis. Não passa de uma besteira. Besteira perigosa, todavia. Desafio qualquer historiador a mostrar um documento de Aleixo Garcia saído dos arquivos espanhóis ou portugueses. Posso desafiar por ter feito essa exaustiva pesquisa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Como manipular uma lenda. Aula de como tomar uma fazenda.

Como Aleixo Garcia não passa de uma lenda, canhestra e sem documento algum, cada pessoa pode criar, em sua imaginação, algum ato heroico que ele tenha praticado.. Também pode colocá-lo em qualquer lugar que deseje, inclusive em nosso Pantanal. A lenda de Aleixo Garcia serviu, inicialmente, para que os espanhóis que estavam em Assunção, se desculparem pela derrota em não levar ouro e nem prata para seu país de origem. E caiu no esquecimento. Depois do massacre da Guerra do Paraguai, a lenda retornou. Serviu para que tentassem acabar com o abatimento de seus soldados e intelectuais. "Um dia vencemos os imbatíveis incas", diziam às novas tropas formadas pós-guerra . E muitos livros foram publicados.  Mas há algum pequeno perigo atual. A lenda de Aleixo Garcia vem sendo usada para demonstrar que os índios guaranis podem ir à luta, podem tomar fazendas dos brasileiros em nossa fronteira. Afinal, não seriam imbatíveis?
Nos siga no Google Notícias