ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

As atitudes que tornam uma pessoa carismática

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 31/07/2025 07:50
As atitudes que tornam uma pessoa carismática

Há algo em que todas as pessoas do mundo parecem estar de acordo. Não importa se vivem na Europa, nas Américas, na África ou na Ásia. Tampouco se são homens ou mulheres, ou se tem 20 ou 60 anos. Se alguém pergunta a toda essa gente o que significa ser carismático, a grande maioria responderá o mesmo: alguém extrovertido e hedonista; poderoso e aventureiro; aberto e autônomo. Isto é, pelo menos, o que indica um recente estudo publicado na revista cientifica “Journal of Experimental Psychology”, que entrevistou 6.000 pessoas em 12 países.


As atitudes que tornam uma pessoa carismática

Os grandes líderes.

O carismático são capazes de inspirar, seduzir ou liderar emocionalmente as pessoas sem submeter-se às regras e leis estabelecidas. Era de esperar que ocorreriam diferenças entre os países, mas não é o que a pesquisa encontrou. Tanto faz. Os turcos, os nigerianos e os coreanos pensam igual aos europeus ou sul-americanos. Os carismáticos sempre são rebeldes e, curiosamente, não começaram na politica, tem sua origem na cultura do jazz.


As atitudes que tornam uma pessoa carismática

Uma viagem ao carismático.

O musico e saxofonista Lester Young subia ao palco com o rosto sério e oculto sob óculos de sol. Parecia um gesto simples: não sorrir e tampar os olhos frente a seu publico. Mas ele estava desafiando as normas raciais de seu tempo. Assim nasceu o homem carismático. Miles Davis ou Thelonius Monk se distinguiam pela enorme confiança, independência e desafio. Não eram ruidosos. São autônomos, não se prostam na conformidade e sempre inovam. Assim foi com James Dean, Muhammad Ali, Frida Kahlo ou David Bowie, para não enumerar os políticos tidos como carismáticos.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.