ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEXTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Uma viagem em busca da primeira música da história e o 1º hit

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 06/02/2026 08:00
Uma viagem em busca da primeira música da história e o 1º hit

Há duas músicas concorrendo pelo crédito de primeira música da história. A mais antiga, sem dúvida, é o Hino Hurrita 6. Foi escrita e teve sua notação musical aproximadamente 1.400 anos antes de Cristo na Síria. Sua reprodução é encontrada na internet. É uma ode à deusa chamada Nikkal.


Uma viagem em busca da primeira música da história e o 1º hit

O apaixonado grego.

Um epitáfio em um túmulo grego em mármore, onde um viúvo escreveu palavras e deixou indicações melódicas em um hino de amor para sua esposa recentemente falecida. Essa é a música que concorre com o Hurrita 6 dos sírios. Ele, chamava-se Siquilio. Ela era Euterpe. Escreveu o grego: “Enquanto viveres, brilha. E o tempo cobra seu tributo…. brilha enquanto vives. Enquanto viveres, brilha!“.


Uma viagem em busca da primeira música da história e o 1º hit

A dúvida mora no coração.

Mas, se não resta dúvida quanto à idade mais antiga do Hurrita 6, onde mora a dúvida? Na paixão, apenas no coração dos apaixonados. Eles não admitem que um hino a uma deusa seja a primeira música. Para eles, a música apaixonada de Siquilio é a primeira a não tratar de deuses, heróis e reis. Trata de algo mais importante: o amor!


Uma viagem em busca da primeira música da história e o 1º hit

O primeiro sucesso musical.

“Marylou” foi o primeiro hit, um sucesso árabe, que correu o mundo antigo. Uma ode ao primeiro país colonizado pelos muçulmanos da Arabia Saudita que colonizaram o Egito, o primeiro país conquistado pelos povos das proximidades de Meca. Foi cantada em pelo menos seis línguas diferentes, inclusive ocidentais, como o italiano, mais de 600 anos depois de Cristo. De alguma maneira sobreviveu ao período medieval e chegou à Califórnia no século passado, tornando-se um twist, um hit mais uma vez. Não há relação alguma com a música “Marylou", da banda brasileira Ultraje à Rigor. “Miserlou”, que originou o “Marylou“, era uma forma carinhosa de chamar uma jovem egípcia ou egipciazinha.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.