A notícia da terra a um clique de você.
 
17/03/2019 07:20

As câmeras japonesas que detectam roubos antes

Mário Sérgio Lorenzetto
As câmeras japonesas que detectam roubos antes

Elas estão observando e sabem que um delito está a ponto de ocorrer. Vaak, uma empresa japonesa conseguiu uma façanha que ninguém julgava possível: prevenir roubos em lojas. Elas detectam gestos de nervosismo, inquietude ou outras linguagens corporais potencialmente suspeitas.

As câmeras japonesas que detectam roubos antes

Minority Report chegou!!!

Essas máquinas são produtos da sofisticada Inteligência Artificial a que os nipônicos conseguiram chegar. Como se fosse uma cena do filme "Minority Report" , os algoritmos analisam as imagens das câmeras de segurança e alertam o pessoal da loja sobre possíveis ladrões através de um aplicativo para celulares. A meta é a prevenção, a melhor atitude frente a roubos. Os funcionários da loja simplesmente se aproximam do provável ladrão e lhe perguntam se necessita de ajuda. Nada mais acontece.

As câmeras japonesas que detectam roubos antes

Uma sociedade que previne roubos.

Vaak foi notícia de destaque em todos os jornais japoneses no fim do ano passado quando passou, com méritos, em sua primeira prova de fogo. Foi instalado em uma loja de conveniências e detectou um possível ladrão.
"Então, pensei: finalmente!", exclamou Ryo Tanaka, um homem de 30 anos, fundador da Vaak. E completou: "Demos um passo importante para uma sociedade onde o crime pode ser prevenido com a Inteligência Artificial ".

As câmeras japonesas que detectam roubos antes

As lojas perderam US$34 bilhões com roubos em 2017.

O roubo em lojas do mundo do todo custou US$ 34 bilhões em 2017. É a maior fonte de contração e perdas das lojas. Equivale a 2% de todos os ingressos de uma loja. Pode parecer pouco, mas o varejo é um setor que luta historicamente com lucros muito pequenos.

As câmeras japonesas que detectam roubos antes

O trato é não revelar que já estão com as câmeras inteligentes.

Por tratar-se de soluções para a segurança das lojas, as empresas que estão distribuindo essas câmeras anti-roubo vem pedindo que nenhuma delas revele que já estão funcionando com as câmeras preventivas. Acredita-se que todas as grandes cadeias de lojas já estão com essas câmeras.
Como sempre, a Vaak, com pouquíssimo tempo de vida, já encontrou uma concorrente. A londrinense Third Eye, anuncia que já tem sua câmera para prevenir roubos.

imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.