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Em Pauta

Código Florestal em julgamento no STF

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/09/2017 06:47
Código Florestal em julgamento no STF

Nem só de políticos vive o STF. O Plenário do STF iniciou o julgamento de cinco ações que tratam do novo Código Florestal. Os processos discutem a validade de diversos comandos do código. Entre os principais, a redução da reserva legal obrigatória e a possibilidade de anistiar multas por desflorestamento. Os Ministros debaterão o artigo sétimo do código que vem sendo entendido por muitos como liberação para novos desmatamentos sem a devida recuperação de outras áreas da mesma fazenda que foram desmatadas ilegalmente.

Código Florestal em julgamento no STF

Russos inventam moto para fazendas.

Motocicletas são mais capazes que carros para enfrentar alguns terrenos, especialmente os enlameados. Como são muito mais leves, não ficam presos na lama com tanta facilidade. Outra vantagem das motos, em uma fazenda, é enfrentar terrenos com muitos arbustos ou árvores, são capazes de "driblar" obstáculos. E quando atoladas, podem ser facilmente retiradas por uma só pessoa, sem o auxílio de um trator. E é por isso que surgiu a "Tarus".
Criada na Rússia, a "Tarus" é uma moto de duas rodas motrizes, com a potencia também transmitida à roda da frente, que têm a sua própria corrente de transmissão. Isto oferece aderência adicional, caso haja dificuldades com as rodas traseiras. Têm também pneus muito mais largos que o normal, funcionando bem uma profundidade de 45 cm de lama. Mas, ainda que fique presa, com 93 quilos de peso, a Tarus é fácil de ser retirada do atoleiro.
O motor de 210 cc é fornecido pela Honda. O depósito de 4 litros garante duas horas de utilização. Sucesso na Europa, ainda não têm data para chegar ao Brasil.

Código Florestal em julgamento no STF
Código Florestal em julgamento no STF

Uma melancia pode ser uma marca? Há cursos que ensinam a criar marcas agrícolas.

Pode uma melancia ser uma marca? E como posicionar sua empresa para conquistar o mercado internacional? Na Europa e nos EUA há cursos que dão as ferramentas de marketing necessárias só tornar seus produtos uma marca de sucesso como para dar o salto para o mercado externo. O nome têm sonoridade : Gestão de Marketing Agrícola e Distribuição.
Quem inventou que a carne bovina argentina é melhor que a do Mato Grosso do Sul? O marketing bem feito pelos "Hermanos". Quem disse que o café colombiano é melhor que o brasileiro? O marketing. Essa é uma área que nossos fazendeiros eram, e continuam, muito atrasados. Quando muito, delegam às grandes indústrias o papel que deveria ser deles. Eles devem promover seus produtos. Há ótimos produtos agrícolas brasileiros prontos para conquistar um mercado muito maior que o atual, mas falta-lhes o marketing. Os produtores nacionais têm conseguido produzir cada vez mais e melhor, mas falta-lhes ainda saber comercializar e desenvolver o marketing específico de cada produto. As universidades, fechadas em seus conhecimentos do passado, também não ajudam. Criam cursos às pencas, muitos sem ligação alguma com suas realidades específicas. Não criam cursos voltados para essa crua necessidade.

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