ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Como descobrir um mentiroso

Mário Sérgio Lorenzetto | 24/04/2018 08:08
Como descobrir um mentiroso
Como descobrir um mentiroso

Ainda que tentemos controlar, nosso corpo nos delata. Não existe um detector de mentira confiável, o nariz não cresce, mas existem pistas de que alguém está nos enganando. Os melhores policiais e os serviços de inteligência os conhecem e são treinados para descobrí-las.
Dizer a verdade é um ato cerebral muito simples. Só temos de buscar em nossa memória, recordar os detalhes do que vamos contar e fazê-lo. Não há floreios. Mentir, pelo contrário, requer uma intensíssima atividade mental, que, frequentemente, leva o mentiroso ao erro. Não é fácil mudar o relato, fazê-lo coerente e, sobretudo, crível. Ao construir uma nova versão temos que intuir qual informação têm o outro para que não nos pegue em flagrante. Enquanto mentimos vamos calibrando os sinais que emitimos: vemos se o outro está acreditando ou não, e assim, ir adequando a história. E, se não fosse pouco, ainda temos que memorizar a mentira que estamos soltando e evitar cair em contradições.

Como descobrir um mentiroso
Como descobrir um mentiroso

Fatores emocionais que interferem na mentira e os gestos típicos.

Na mentira intervem fatores emocionais muito potentes. De um lado ficamos muito excitados por vencer a batalha que é contar uma mentira com sucesso; de outro, vem o medo de que nos descubram e a antecipação da vergonha e da culpa se nos descobrem mentindo. A mentira é uma história sempre mais longa que a verdade. Primeira grande regra do mentiroso: encurte a história. Na demora em contar uma longa história mentirosa, reside a facilidade para cometer falhas. Para quem presta atenção, qualquer ato involuntário acaba nos delatando.
Há dois tipos de sinais que deixam a mentira em evidência: os que mostram a tensão que levamos dentro do cérebro, que são expressos por movimentos faciais como a dilatação das pupilas, piscar excessivamente e manter rosto frio de esfinge; também há os corporais, que são movimentos de pernas excessivos e brincar com um objeto.
As pessoas melhor treinadas descobrem o mentiroso em cinco segundos do início do relato. Esse é o momento mais difícil para o mentiroso, seu buraco negro. Ele ainda não sabe se você está aceitando a mentira e também não pode calibrar a mentira.
Os piores mentirosos são aqueles cujos movimentos da cabeça contradizem a mensagem verbal: negam alguma coisa com as palavras mas movimentam a cabeça em sentido de positivo. Ou o inverso. O maior delator das mentiras são as mãos, é muito raro elas não nos traírem. As mão do mentiroso não param de mexer, são levadas ao nariz, aos olhos ou cobrem a boca, ainda que parcialmente. A mentira também nos faz aumentar a temperatura corporal. Sentimos mais sede, calor, queremos desabotoar a camisa... Também suspeite dos lábios do mentiroso. Eles sempre são apertados em demasia.
Quando enganamos alguém, o corpo tende a distanciar-se. Os sinais mais claros desse distanciamento são o de cruzarmos os braços, colocarmos uma mochila, uma bolsa ou uma jaqueta no colo. Lembre-se que esses gestos típicos dos mentirosos raramente estão solitários, via de regra, você conseguirá detectar dois ou mais deles.

Como descobrir um mentiroso

França inova: privatizou as multas nas estradas.

Os motoristas franceses precisam, a partir de agora, ter muito mais cuidado nas estradas para não sofrerem multas por excesso de velocidade. O governo francês começou a colocar nas estradas carros privados, totalmente descaracterizados, apetrechados com radares. Eles são geridos por empresas privadas que têm total autonomia para atuar e buscar os que desrespeitam as leis de trânsito. Eles estão equipados com vários sensores e equipamentos para captar a velocidade, conseguem gravar a placa dos carros que cometeram infrações e mandar a multa e imagem do carro para as autoridades.
É uma fabulosa máquina de fazer dinheiro. O governo francês espera saltar das atuais 2 milhões de multas lavradas para inacreditáveis 12 milhões de multas e uma nova fortuna entrando nos cofres, uma receita adicional de 2 bilhões de euros.
Mas a iniciativa governamental está enfrentando enorme resistência popular. Mais de 40 milhões de franceses - a França conta com população de 67 milhões - subscreveram uma petição contra essa fantástica máquina arrecadadora. O argumento legal é que somente as forças policiais podem multar. Preparem-se para as cópias brasileiras.

Nos siga no Google Notícias