ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/03/2014 07:56
Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações

Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações

O retrato foi elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) a pedido do Senado e apresentado na última semana durante conferência que abordou o assunto em Brasília (DF). “A reforma da Lei A reforma da Lei 8.666/93 e do arcabouço legal de compras públicas no Brasil: contribuições do Ipea à consulta Pública do Senado” traça o perfil das licitações no país. A Lei 8.666/93 rege as compras públicas e foi aprovada após escândalos no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no episódio que ficou conhecido como os “anões do Orçamento”.

Com a análise da legislação atual, os analistas entenderam que é necessária a reforma da lei. A proposta, divulgada por meio de nota técnica, propõe o privilégio no resultado da licitação, e não no processo; incremento no poder de compra do Estado a favor do cidadão, ampliando o leque de critérios que o administrador pode levar em conta na seleção do fornecedor para cumprir com objetivos sociais amplos e permitindo-lhe combinar os critérios da maneira mais eficiente possível.

Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações

Concorrência leal e transparência nas compras

Por meio dos critérios, conforme a nota técnica do Ipea, devem ser incluídos o menor custo total de propriedade para o Estado; desenvolvimento produtivo local, regional ou nacional; sustentabilidade ambiental; promoção de valores culturais e éticos e resguardo do comércio justo; concorrência leal e sem barreiras artificiais à entrada; prevenção de abuso de posição dominante por fornecedores; tempestividade e confiabilidade da execução do serviço ou entrega do bem; ressocialização de detentos; segurança nacional e favorecimento a instituições de promoção humana e de deficientes físicos.

Entre os pontos considerados de maior importância, tudo, está a geração de incentivos de carreira corretos para os administradores de compras públicas; redução ou eliminação as possibilidades de manipulação de resultados e de práticas corruptas; redução dos custos de transação das compras públicas e aumento da transparência e a previsibilidade do processo de compras para toda a sociedade.

Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações

Estudiosos defendem agências reguladoras e pessoal especializado

Os estudiosos do Ipea concluíram, ainda, que os pilares da reforma devem contemplar a consolidação do pregão eletrônico e o registro de preços; a criação de agências reguladoras com quadros de pessoa específicos e, para finalizar, a transição da forma como ocorrem as compras atualmente para a nova normativa.

Hoje, segundo concluíram as duas instituições, há excesso de situações legais – 15 no total – que permitem a dispensa da licitação. Na comparação com a União Europeia, a diferença é abissal. Lá, 14% das compras públicas ocorrem pela dispensa de licitação, enquanto no Brasil, essa modalidade de compra está presente em 34,36% dos contratos.

Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações
Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações

Consumidores querem mais rapidez e simplicidade nas promoções

É o que disseram os 1.060 consumidores ouvidos pela agência de marketing promocional New Style, do Grupo ABC. Para 60%, a adesão às promoções seria maior se elas fossem mais simples e menos burocráticas. E outros 82% gostariam que os sorteios fossem mais rápidos. Já 89% dos ouvidos participariam com mais frequência de promoções se fosse possível escolher os prêmios que ganhariam. Também aumenta a participação dos consumidores em promoções a divulgação dos vencedores. E, claro, a maioria dos entrevistados (83%) respondeu que participaria mais de sorteios se conhecesse alguém que já ganhou. É o item confiança.

Compras públicas no Brasil, um retrato das licitações
Nos siga no Google Notícias