ACOMPANHE-NOS    
NOVEMBRO, SEGUNDA  30    CAMPO GRANDE 34º

Em Pauta

Falcões de fogo. Aves ateiam fogo à mata para caçar

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 09/10/2020 07:33
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O parquinho de diversões dos darwinistas sem duvida é a Austrália. Cangurus têm carrinhos de bebê embutidos no abdômen, ornitorrincos caçam com um sexto sentido eletroquímico, e até os falcões - que supostamente, para os criacionistas, são meros falcões - aprenderam um truque antes mesmo do Homo sapiens atear fogo na mata. De propósito, que fique bem claro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Três espécies tocam fogo.

A descoberta foi publicado no fim de 2017. As três espécies de falcão envolvidas em incêndios, caso você esteja interessado nesses esquentadinhos, são o Milvus migrans, o Haliastur sphenurus e o Falco berigora. Já se sabe há algum tempo que esses caçadores ficam à espreita em incêndios de matas, capturando animais menores quando eles tentam escapar do fogo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fogo? O Falcão é o culpado.

O que ficou claro para os cientistas é que os incêndios, muitas vezes, são iniciados pelos próprios falcões - justamente com o intuito de transformar presas amedrontadas em almoço. O hábito de tocar fogo nas matas só é novidade para a ciência ocidental. Os nativos já sabiam da prática há muito tempo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pegue um graveto....

Um dos mais antigos relatos, escrito por um nativo, conta: "Eu já vi um falcão pegar um galho incandescente com as garras e soltá-lo sobre uma superfície de grama seca à meia milha de distância", afirmou o médico nativo Waupuldanya, em 1962. "Depois, eles esperam com seus pares pela fuga desesperada de roedores e répteis chamuscados", completa.
Esta é um contribuição aos fazendeiros piromaníacos do Pantanal. Talvez descubram tuiuiús de fogo. Ainda descobrirei, em algum lugar do mundo, folhas que ateiam fogo em árvores.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário