ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Falcões de fogo. Aves ateiam fogo à mata para caçar

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/10/2020 07:33
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O parquinho de diversões dos darwinistas sem duvida é a Austrália. Cangurus têm carrinhos de bebê embutidos no abdômen, ornitorrincos caçam com um sexto sentido eletroquímico, e até os falcões - que supostamente, para os criacionistas, são meros falcões - aprenderam um truque antes mesmo do Homo sapiens atear fogo na mata. De propósito, que fique bem claro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Três espécies tocam fogo.

A descoberta foi publicado no fim de 2017. As três espécies de falcão envolvidas em incêndios, caso você esteja interessado nesses esquentadinhos, são o Milvus migrans, o Haliastur sphenurus e o Falco berigora. Já se sabe há algum tempo que esses caçadores ficam à espreita em incêndios de matas, capturando animais menores quando eles tentam escapar do fogo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fogo? O Falcão é o culpado.

O que ficou claro para os cientistas é que os incêndios, muitas vezes, são iniciados pelos próprios falcões - justamente com o intuito de transformar presas amedrontadas em almoço. O hábito de tocar fogo nas matas só é novidade para a ciência ocidental. Os nativos já sabiam da prática há muito tempo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pegue um graveto....

Um dos mais antigos relatos, escrito por um nativo, conta: "Eu já vi um falcão pegar um galho incandescente com as garras e soltá-lo sobre uma superfície de grama seca à meia milha de distância", afirmou o médico nativo Waupuldanya, em 1962. "Depois, eles esperam com seus pares pela fuga desesperada de roedores e répteis chamuscados", completa.
Esta é um contribuição aos fazendeiros piromaníacos do Pantanal. Talvez descubram tuiuiús de fogo. Ainda descobrirei, em algum lugar do mundo, folhas que ateiam fogo em árvores.

Nos siga no Google Notícias