ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Em Pauta

Homem pré-histórico viveu aqui no MS antes dos indígenas

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 09/07/2024 08:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Certamente você aprendeu na escola que a democracia surgiu em Atenas. Essa ideia é, no mínimo, um exagero imenso. Civilizações do Oriente Médio, da Europa e até do Brasil criaram sistemas mais igualitários, antes e depois das autocracias. E tem mais novidade: os "bandos" pré-históricos foram os primeiros a pensar em "como eliminar seu chefe".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fora chefe!

Nossa espécie passou milhares de anos vagando em "bandos", algumas dezenas de pessoas que procuravam caça, pesca e coleta de vegetais. Esses bandos eram ferrenhamente xenofóbicos, entrando em conflito com seus vizinhos para proteger seus territórios. Por outro lado, eram igualitários até a medula para proteger seus membros. Não havia nem "caciques", como o de nossos grupos indígenas. As decisões eram tomadas de forma coletiva. E tinham mecanismos para derrubar qualquer tentativa de surgir um chefe supremo. Um deles era o bando inteiro partir na calada da noite, deixando o candidato a ditador sozinho. A outra era barra pesada. Disparavam suas flechas coletivamente, ao mesmo tempo. Adiós chefão!


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pré-históricos são os primeiros ocupantes de nossas terras.

Essa é uma diferença essencial entre pré-históricos e indígenas. Tomada de decisões coletiva ou cacique mandão. Os primeiros povos a ocupar as terras do Mato Grosso do Sul, ao contrário do que reza a cartilha da escola, são pré-históricos. Talvez milhares de anos antes dos indígenas. Além de escavações, as pinturas rupestres estão aí para provar essa verdade incontestável. Conhece a conversa ideologizada do "homem nativo" ou "povo original" ou qualquer outro palavrório que inventem? O primeiro a ocupar estas terras? É "bafo", conversa pra boi dormir. Conversa fiada para invadir terra de fazendeiro bocó.

Nos siga no Google Notícias