ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Manual dos políticos que dominam as redes sociais

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/03/2019 07:00
Manual dos políticos que dominam as redes sociais

O "meme" é uma foto mesclada com texto ou uma imagem emblemática cuja divulgação vai crescendo ao circular pelas redes sociais. Também tornou-se a mais eficaz arma dos políticos. Depois da surpreendente vitória de Trump, alguns políticos aprenderam sua "feitiçaria" e até o ultrapassaram em popularidade na internet.
Uma análise de quatro políticos norte-americanos, um italiano e um espanhol, mostrou como funciona a boa ligação dos políticos com os eleitores. É através da combinação fácil de texto e imagem que eles estão vencendo.

Manual dos políticos que dominam as redes sociais

Os quatro campeões das redes sociais.

O italiano Matteo Salvini, os norte americanos Donald Trump e Bernie Sanders (dos quatro, o único de esquerda), e o espanhol Santiago Abascal, são os que proporcionalmente usam mais memes no mundo como ferramenta de comunicação.
Uma frase, um desenho ou um gráfico outorgam mais claridade a uma simples foto. A mensagem está toda ali, em um lema ou uma piada, sem matizes, sem metáforas. A comunicação é franca e direta. Também é experimental. Aprendem com erros e acertos. Se acertar, continua com o mesmo tema. Preferencialmente inovador. Um tema que não está nas necessidades da população que as pesquisas mostram.

Manual dos políticos que dominam as redes sociais

Às armas cidadãos e vamos colocar os bancos no seu lugar, ideias que ninguém debatia.

O que as pesquisas mostravam nos Estados Unidos, Itália, Espanha (e Brasil)? Suas populações ansiavam por melhorias nas áreas de saúde e de segurança. A liberação das armas não tinha nem 0,0001% nessas pesquisas. Trump abriu o caminho. Propôs que as armas fossem totalmente liberadas nos EUA. Um debate foi criado com a divulgação na imprensa de seus memes pró-armas. Quanto mais batiam nessa proposta de governo, mais Trump crescia nas pesquisas de intenção de voto. Salvini, o italiano que vem dominando parte da Europa, secundou Trump. Em seguida, foi a vez de Bolsonaro. E agora é a vez do espanhol e seu novo partido de extrema direita chamado Vox.
O caminho de Sanders, o candidato da esquerda norte americana foi diferente. Não fala em armas, fala em dinheiro. Combate a voracidade de Wall Street e dos banqueiros. Como os políticos de direita, seu temário também não aparecia nas pesquisas das necessidades populares.

Manual dos políticos que dominam as redes sociais

A celebrização da política.

Os memes não são as únicas armas dos novos políticos. Usam com eficácia seus momentos privados. É o que chama de celebrização da política. A exploração da vida privada para fins públicos. Acabamos de ver o juiz Bretas, aquele que determinou a prisão do ex-presidente Temer, usar corretamente a celebrização. Postou uma foto sua malhando em um aparelhada academia. Mostrou força em um momento em que havia usado a força de sua caneta. Força física embasando,a força intelectual. Seu meme explodiu. Foi mais comentado que sua decisão de prender Temer.
Esse tipo de imagens consegue a maior quantidade de "gostei" , o polegar para cima, símbolo mais cobiçado por quem posta nas redes sociais.

Manual dos políticos que dominam as redes sociais

As três chaves do Instagram para políticos.

O estudo mostrou o caso do Instagram e suas particularidades. Diz que a chave está em três atos: ser nativo digital, oferecer autenticidade ou espontaneidade e aparecer em espaços mais internos ou pessoais, não políticos. Os memes de maior êxito, em geral, correspondem a esses critérios. Quase ninguém dá o "gostei" em comícios ou dois políticos dando as mãos. Eles afirma que o Instagram é um caso à parte. Os políticos não devem usar os mesmos conteúdos que usam em outras redes sociais.

Manual dos políticos que dominam as redes sociais

As palavras que definem o que há de melhor para os políticos.

O software também fez o estudo das melhores palavras empregadas pelos políticos estudados. Para Salvini, o atual campeão das redes sociais, as melhores palavras são: "saúdo as pessoas de uniforme", e como bom italiano, sempre que fala sobre a cozinha. Trump se dá bem quando usa a palavra "militar" em seus discursos. Também vai bem quando está ao lado da bandeira dos EUA e perto de carros.
No outro espectro, no lado da esquerda, Alexandra Ocaso-Cortez vai bem quando usa as palavras "contente", "criança", "juventude " e "sorriso". Seu velho colega da esquerda norte americana, Sanders, usa bem as palavras "estrela", "romance", "bebe" e "fotografia de amor".

Nos siga no Google Notícias