ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Melhor cão do mundo, Inis Fáil transformava água em vinho

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/08/2021 09:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cachorros são a espécie mais diversa do planeta, depois dos humanos, mas todos são parentes dos lobos. Do Chihuahua ao Poodle, do Husky ao Shih Tzu, todas as raças caninas tem 99% do DNA em comum com lobos. Além disso, como lobos e cães podem se cruzar, são considerados da mesma espécie. Há muitas teorias sobre quando o cão e o lobo se separaram na árvore evolutiva, mas é impossível responder com certeza, quando e onde ocorreu tal separação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O primeiro cão da história.

Se não é possível saber a origem exata de nossos amigos caninos, sabemos algo sobre o primeiro cão da história escrita. Quando um rei do Egito, cujo nome ironicamente não sabemos, perdeu seu querido cão, quis garantir que a "ka", ou "alma", do cachorro encontrasse a vida após a morte e o esperasse quando seu próprio dia chegasse. Por isso, fez um velório de faraó para o cachorro e escreveu seu nome em hieróglifos na parede do túmulo. Abuwtiyuw, às vezes transcrito Abutiu, é um dos primeiros cachorros domesticados de que temos conhecimento, e o primeiro a ter seu nome registrado. Mas, na história contada pelos cachorrinhos, nenhum é mais importante para os humanos que Inis Fáil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cão que transforma água em vinho é o rei da criação.

Que leão, coisa alguma, o animal mais importante da história (ou das lendas) foi Inis Fáil. Ele tem sua origem na Irlanda, aquele país onde os humanos entornam todas e mais algumas. Contam que Lugh, uma divindade, castiga os filhos do rei por terem matado o próprio pai. A divindade envia-os em uma missão para trazerem uma série de itens quase impossíveis de serem encontrados, um deles é o cão Inis Fáil. As crianças completam a busca e o cão se torna o mestre da região. Inis Fáil, além de transformar a água onde banhava em vinho, nunca perdeu uma só caçada.

Nos siga no Google Notícias