ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Mitos e verdades dos remédios da avó

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/05/2019 10:19
Mitos e verdades dos remédios da avó

"Te benzo, te curo...", assim iniciava o procedimento curativo praticado pelas avós. Um misto de religião, superstição e conhecimento médico milenar, passado de mãe para filha. Servia para aliviar trombadas, feridas e demais golpes das crianças. Mas, o que está certo no receituário popular de nossas ancestrais? Aliviam a prisão de ventre, freiam a tosse?
Há muitos mitos na cultura popular, alguns deles relacionados com alimentos pretensamente curativos. Mas também é certo que a maioria tem resultados inofensivos para a saúde. Vamos aos mais comuns:

Mitos e verdades dos remédios da avó

Os remédios da avó que devem continuar existindo.

1. Gelo para as trombadas - o frio reduz a dilatação dos vasos sanguíneos e reduz a inflamação.
2. Azeite de oliva para erupções na pele (eczemas) - o azeite de oliva melhora a hidratação da pele e, por isso, melhora os sintomas das afecções atópicas.
3. Azeite de oliva para prisão de ventre - o azeite melhora a lubrificação das fezes e portanto sua evacuação.
4. Sorvete depois de algumas cirurgias - o frio reduz a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo ligeiramente o sangramento na zona do corpo onde se aplica.
5. Leite com mel para a tosse - alguns estudos científicos indicam que o mel tem um leve efeito calmante da tosse. Mas, se tosse for derivada de infecções bacterianas, o mel alimentará esse micro-organismo. Também, quando o consumo for exagerado, o mel está entre os principais responsáveis pelo aumento de cáries. Em suma, pode ser usado, mas em pequenas doses e só para crianças acima dos 18 meses.
6. Água quente e sal para melhorar as dores das torções - o calor local tem um certo efeito analgésico ou de redução da dor. Com o sal se consegue um leve efeito anti-inflamatório.

Mitos e verdades dos remédios da avó

Esqueçam destes remédios da avó.

1. Leite quente com mel para dormir bem - nem o leite e muito menos o mel tem capacidade sonífera.
2. Cebola para a tosse - não reduz sua duração e nem a intensidade.
3. Vinagre para aliviar picadas de insetos - não produz nem um só efeito medicinal.
4. Eucalipto para limpar os brônquios - o aroma é bem agradável, mas não serve para nada mais.
5. Cerveja sem álcool para as mães que amamentam - o que importa é que a mãe esteja bem hidratada. Em nada muda se toma um copo de leite, água ou de cerveja sem álcool.
6. Coca cola para vômitos - troque pelo soro feito em casa. Basta acrescentar a um litro de água filtrada uma colherzinha de sal e duas colheres, daquelas de sopa, de açúcar.

Nos siga no Google Notícias