ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

"Mostre os joelhos", uma história escandalosa das piscinas

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 03/02/2024 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Colocar cloro - cloração " - na água foi uma revolução impressionante. Não só salvou milhões de vidas como permitiu a existência de uma nova diversão: as piscinas públicas. Depois da Primeira Guerra Mundial, foram abertas 10 mil piscinas públicas nos EUA, todas cloradas. Aprender a mergulhar tornou-se um rito de passagem. Esses novos espaços aquáticos foram a vanguarda que desafiou as velhas regras de decência.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

De dez metros de tecido para apenas um.

Antes do surgimento das piscinas municipais, as mulheres banhavam-se como se estivessem agasalhadas para um passeio na neve. A roupa de banho exigia dez metros de pano para ser fabricada. Em meados dos anos 1.920, elas começaram a expor as pernas abaixo dos joelhos. Alguns anos depois, expuseram coxas, cintura, ombros, barriga, costas e colo. Foi um "escândalo" gigantesco. Um metro de tecido era muito para produzir um maiô. O corpo feminino foi despido a uma velocidade inimaginável. A piscina determinou essa mudança radical.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Piscina chegando no Brasil.....

A primeira piscina que se tem notícia no Brasil foi construída às margens do rio Guaíba, em Porto Alegre, recebendo o nome de "Badeanstalf". Não era clorada. Com sistema de filtração e clorada, a primeira piscina foi construída na vila Itororó, em São Paulo. Não era pública. Essa vila ganhou estátuas e esculturas, era um ponto de encontro inusitado.

Nos siga no Google Notícias