ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

O Brasil é o centro mundial do espiritismo. Que religião é essa?

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/05/2022 08:34
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É um grande paradoxo do país tropical: a maior nação católica do mundo - cerca de 125 milhões de praticantes, segundo o IBGE - tem cerca de 2,3 milhões de seguidores do espiritismo (algo como 30% a 40% de todos os espíritas do mundo). Religiões, cujas cúpulas e pensamentos  se negam mutuamente, mas que seus fiéis podem praticar as duas ao mesmo tempo. Há uma dose do velho "espírito" (sem trocadilho) rebelde, bem brasileiro, em ter duas religiões opostas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Onde espiritismo bate de frente com catolicismo.

A morte é apenas uma etapa da evolução pessoal. Acredita na existência de vida em outros planetas. Jesus Cristo não é o enviado de Deus à Terra, é apenas um espírito mais evoluído. A morte de um ente querido, por mais dolorosa que seja, não deve ser encarada de forma negativa, é apenas uma missão no mundo dos vivos. Vivemos cercados de espíritos, alguns bons, outros ruins. Essas afirmações batem de frente com a fé católica e todas as religiões dela derivadas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Religião ou doutrina?

Se você fizer essa indagação a algum frequentador de centro espírita, provavelmente receberá a seguinte resposta: o espiritismo é uma doutrina revelada pelos espíritos superiores a Allan Kardec, que a decodificou em seus inúmeros livros. Mas isso explica muito pouco. Doutrinas há de todas as cores e matizes ideológicos. A psicanálise também é uma doutrina baseada em livros, mas não é uma religião. O marxismo é outra doutrina livresca, mas seus seguidores são intolerantes com as religiões. Assim ocorre com outros pensamentos, por exemplo, com o evolucionismo darwinista. A diferença básica está na forma de encarar a realidade. O espiritismo é uma religião porque explica a realidade social pela realidade transcendente. Dá explicações espirituais para eventos tão comezinhos quanto o mau humor de teu vizinho e tão devastadores quanto a morte de alguém de tua família.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um caldeirão contendo catolicismo primitivo, darwinismo e budismo.

Típico rebento do século XIX - o mesmo das teorias darwinistas, da tabela periódica, do positivismo de Conte e da redescoberta das religiões orientais - o espiritismo consegue a proeza de mesclar a excelência da caridade do cristão primitivo, a reencarnação proposta pelo budismo, o evolucionismo de Darwin é um caldeirão de credos esotéricos que estavam em plena voga nos anos do 1.800 como as ideias de Swedenborg e de madame Blawatsky. É uma religião de síntese.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tentando se livrar da irracionalidade.

Além de dogma, muitos espíritas dizem que seu credo é uma ciência. E não poderiam dizer o contrário. Seu iniciador, Allan Kardec, era um professor que lecionava química, física, anatomia e outras ciências que galvanizaram aquele século. Kardec chegou, aliás, a estudar medicina, mas abandonou o curso. Era uma época de grandes revoluções científicas. Kardec estava nessa onda científica. Até seu vocabulário é quase totalmente inspirado nas ciências.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É ciência?

Um dos textos mais famosos de Kardec começa com: " Apliquei a esta nova ciência, como tinha feito até então, o método da experimentação...." Kardec tinha uma identificação explícita com as ciências. A "Razão" era um dogma em sua época e ele não poderia ser acusado de irracionalidade. Mas, por outro lado, ele apresentava ideias que se entrecortariam com o catolicismo. Foi uma luta que durou séculos, e só foi vencida com os enormes esforços em favor da caridade.

Nos siga no Google Notícias