ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Os riscos de super incêndios de sexta geração

Mário Sérgio Lorenzetto | 12/09/2021 08:32
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em 2020 vimos o Pantanal queimar. A população ficou abalada. Neste ano, os incêndios se repetem. Não há abalo. A população passou a considerar inevitável a destruição do Pantanal? Os dois podem ser classificados como super incêndios ou incêndios de sexta geração. Tem um potencial enorme de imprevisibilidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Meteorologia incendiária própria.

O maior perigo é a capacidade de convecção do fogo, isto é, o potencial de criar uma meteorologia própria no interior do incêndio devido à rápida ascensão de enormes massas de ar a altíssimas temperaturas. As consequências mais chamativas e perigosas desse fenômeno é a criação de "pirocúmulos". São enormes nuvens como as que ocorrem durante uma erupção vulcânica. Essas nuvens, ascendem em forma de chaminé sobre o fogo, levando consigo material incendiário. E elas podem desabar como se fossem um edifício em demolição. É assim que provocam uma "tormenta de fogo" que arrasa tudo que esteja a seu alcance.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não há meios materiais e nem humanos.

A principal característica desse incêndio de sexta geração, enormemente destrutivo, é que ultrapassam a capacidade de extinção com meios humanos e materiais. Uma vez desatados, só ótimas condições meteorológicas para debelá-los. As equipes de combate pouco - ou nada - podem fazer.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Prevenir, a única solução.

Só há uma saída para que não vejamos um 2022 com incêndios de sexta geração: a prevenção. Todos sabem que a imensa maioria dos incêndios são causados pelos proprietários das fazendas. A legislação ambiental protege nossas matas - multas em pecúnia, impedimento de contrair empréstimos bancários, chega a impedir o uso das terra pelo proprietário. Mas falta vontade das autoridades. Não aplicam a legislação que são obrigados respeitar. São cúmplices do crime ambiental mais importante de nossa história.

Nos siga no Google Notícias