ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 11º

Em Pauta

Qual a origem das fogueiras de São João?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 24/06/2024 07:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Conta a tradição que o fogo afugenta os maus espíritos e purifica a alma. A festa de S.João é uma das mais esperadas por crianças e adultos. Desde tempos imemoriais reunem-se, enfeitiçados, ao redor do fogo. Dançando, rindo e cantando. Os mais ousados, inclusive, saltando sobre as chamas. Mas, qual a origem das fogueiras de S.João?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Magia ancestral.

Ainda que tenha origem incerta, é bem provável que a origem da fogueira de S.João seja encontrada nos cultos solares, celebrados por inúmeras culturas há milhares de anos. Várias culturas da Antiguidade, contavam que o Sol, enamorado pela Terra, se negava a abandoná-la. Uma adoração ao Sol é a marca dessa festa. Era o momento para afastar os mais presságios e atrair a fertilidade da terra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sai paganismo, entra cristianismo.... e tudo fica na mesma.

Com a chegada do cristianismo, a celebração pagã sofreu uma única mudança, mas a essência continuou a mesma. A Bíblia conta que S.Zacarias, esposo de Santa Isabel, prima da Virgem Maria, ordenou acender uma fogueira para anunciar o nascimento de João, seu filho. A lenda do amor do Sol pela Terra perdia força... Mas, apesar da transformação no relato da nova religião, os cristãos continuaram celebrando os rituais pagãos do fogo. Continuaram acendendo fogueiras para afastar maus espíritos.

Nos siga no Google Notícias