ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Van Gogh abusava da cor amarela devido a uma droga

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 01/03/2024 07:39
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É evidente que Van Gogh sentia predileção pela cor amarela. Esse favoritismo pela cor amarela tem sido relacionada com uma intoxicação pela "digital", a planta que recebe o nome científico de "Digitalis purpúrea", que era utilizada na medicina para tratar de diversas patologias. Na época do pintor holandês, era usada exclusivamente para tratar crises maníaco depressivas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Era viciado.

O pintor consumia essa droga habitualmente. A intenção era reduzir os ataques que açoitavam seu corpo e mente, já que lhes atribuíam propriedades sedantes e anti-epiléticas. Desafortunadamente, os pacientes que consumiam digital em excesso, desenvolviam "xantopsia", uma patologia que alterava a percepção das cores, tendendo a ver os objetos com tons amarelados.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Dr. Gachet avisou.

Não obstante, seu médico, Dr. Gachet, era consciente dos possíveis efeitos secundários, até mesmo letais, que a digital poderia ocasionar. Frequentemente, o médico desaconselhou Van Gogh de abusar da droga. Avisou o pintor várias vezes de que poderia produzir uma sincope ao diminuir as batidas do coração e até mesmo causar a paralisia desse órgão. O retrato que Van Gogh pintou de seu médico particular trás um ramo de digital sobre a mesa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias