ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Finanças & Investimentos

Natal: Presenteando sem pesar no bolso

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 12/12/2014 08:30

A época das festas vem chegando, e junto com ela a perspectiva de muitos eventos financeiros não comuns ao resto do ano: o 13o. salário, eventos de Natal, reveillón, eventualmente viagens de férias, e despesas de início de ano como IPVA, IPTU, material escolar. E também a vontade de presentearmos nossos amigos e parentes. Para muitas pessoas, melhor do que receber um presente é conseguir dar algo especial para alguém especial.

Mas quanto posso gastar sem que isso vire um problema? Será melhor dar uma bolsa incrível para minha irmã, ou lembrancinhas para um monte de gente? Sabe aquela ideia de “jogar no cartão de crédito e depois a gente vê”? Má ideia!! Não caia nessa tentação! Olhe para seu cartão de crédito e veja nele um meio de pagamentos, não um crédito para aumentar as despesas! Pode inclusive ser muito bom para acumular milhas e pontos em programas de fidelidade, mas deve estar inserido nas suas contas de forma controlada e responsável. Use-o de forma racional, controlando sempre o quê você está pagando com eles, controle suas despesas por categoria para poder saber onde poderá eventualmente economizar.

Voltando à questão específica do tema, minha proposta é que você invista um tempo para planejar:

1 – primeiro de tudo: determine um orçamento que você possa dispor que não vá comprometer outras áreas de suas finanças;

2 – faça uma lista de quem você quer presentear;

3 – coloque prioridades: sempre há aqueles para quem sentimos que “precisamos dar” alguma coisa (afilhados, marido, namorado, pais, filhos…) mas outros que “só seria bom” se déssemos algo;

4 – com base na lista priorizada, divida o orçamento que você separou para cada pessoa que você quer agradar.

Há uma chance razoável de, ao final desse processo, você ficar um pouco decepcionada, pois o que dá para gastar com cada um pode não ser o que você gostaria de dispor. É importante nesse momento manter a calma e a disciplina, e colocar a cabeça para funcionar, exercitar sua criatividade! Pense em suas habilidades! Você desenha bem? Canta? Escreve poemas? Toca um instrumento? Tem facilidade de montar coisas? Descubra-se e invente alternativas que não custam tanto dinheiro.

Muitas vezes o melhor presente não é comprado. Mais vale uma embalagem personalizada (que você consegue montar numa papelaria sem gastar muito) ou um cartão bem escrito e que demonstre o que você sente pela pessoa. Para mim, o que toca é ver a atenção e o tempo que alguém dedicou a me presentear, quanto ela pensou em mim, saber o que eu aprecio, muito mais do que o objeto em si. O valor monetário do que vem embrulhado fica secundário. Quando o “entorno” é bem pensado e executado, mesmo uma coisa bem baratinha fica especial. Sempre que olho para aquilo lembro do carinho e do esforço que me foram dispensados, penso com o mesmo carinho naquela pessoa.

Quanto a crianças, então, fica mais fácil! Quantas você já não viu ou ouviu falar que gostaram mais da caixa do que do brinquedo? É verdade! Dependendo da idade, um calhamaço de papel e uma caixinha de giz de cera farão mais sucesso do que um brinquedo ou eletrônico que custarão múltiplas vezes o que você gastaria na papelaria ou mesmo num supermercado.

Valorize seus talentos, quem você é e o que sente por aquela pessoa tão importante. Ponha a cabeça e sua criatividade para funcionar. Tenha método para fazer suas listas de presenteados e prioridades. Invista tempo para pesquisar preços – a internet é uma parceira poderosa! Não tenha vergonha de pechinchar – se você economizar em um presente, talvez tenha uma pequena sobra para melhorar em outro. Procure também por produtos artesanais e/ou caseiros, perecíveis ou não e veja muito dos seus custos diminuírem. Tenha disciplina para se ater ao orçamento que você se propôs a dispender. E cuide muito bem de seu cartão de crédito para que ele não vire uma enorme ressaca!Método, disciplina, controle, tempo investido com inteligência e cabeça pensando são sempre as melhores ferramentas para cuidar do seu dinheiro. Aproveite as festas!

Fonte:Caco Santos, CFP. Publicado em finançasfemininas.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias