A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


26/06/2018 17:51

O dinheiro não serve para mensurar valor

Emanuel Steffen

Dizer que o dinheiro é uma espécie de régua que serve para mensurar o valor de bens e serviços é uma noção tão simples quanto equivocada, a qual vem enganando excelentes economistas há séculos.

O dinheiro — ou, caso prefiram, a moeda — facilita o cálculo econômico ao servir como uma unidade de conta, isto é, um meio comum para precificação de bens e serviços. Ou, dito de outra forma, um pouco mais científica, o dinheiro é um denominador comum para expressar as razões de trocas (os preços) no mercado.

No entanto, qualquer troca sempre envolve valorações subjetivas a respeito de mercadorias. E tanto a oferta de mercadorias quanto as valorações subjetivas sofrem constantes alterações. Consequentemente, e por definição, as razões de troca no mercado são cambiantes. Por definição.

E, sendo também a moeda uma mercadoria (contendo apenas uma diferença quanto ao seu grau de liquidez perante as demais mercadorias, pois a moeda é a mercadoria mais líquida de todas), sua demanda e oferta também variam normalmente, fazendo com que seu preço (seu poder de compra) seja "não fixo". Por definição.

Assim, imaginar que o dinheiro possa ser uma "medida" de valor — como se valor pudesse ser objetivamente mensurado — contraria os princípios mais básicos da teoria do valor subjetivo e da ação humana.

Valor pode, sim, ser comparado, mas somente ordinalmente (na forma de um ranking de preferências) e pelo próprio indivíduo subjetivamente. Jamais por terceiros e jamais de forma objetiva.

Sutis, mas, cruciais diferenças.

Disclaimer: Fonte: Fernando Ulrich\mises.org.br. A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Ensine o básico de economia para crianças
Como criar métodos para iniciar os jovens no ensino da ciência econômica? Isso é de suma importância, pois, afinal, a próxima geração é a que conta. ...
Marketing digital para empresas
Não é mais possível ignorar o potencial do marketing digital para o mundo dos negócios. O hardware mais barato e o aumento da velocidade de conexão d...
5 tendências de TI para os negócios
O avanço tecnológico tem se intensificado nos últimos anos graças ao avanço das pesquisas e a busca por vantagem competitiva. Dessa corrida 5 grandes...
Como garantir um bom atendimento ao cliente?
A competição entre as empresas é cada vez maior nos mais diversos nichos de mercado. Para vencer essas disputas diárias as empresas têm procurado aum...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions