ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Finanças & Investimentos

Quem casa quer casa?Não é boa ideia para jovens casais!

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 01/10/2014 08:21

Diz o ditado que quem casa quer casa, mas essa pode não ser a melhor saída para o bolso de jovens pombinhos.A decisão de comprar a casa própria (e boa parte das decisões envolvendo finanças) costuma ser influenciada pelas opiniões e exemplos de pessoas próximas, como familiares e amigos.O problema: falta planejamento. "Não é que ter a casa própria seja uma coisa ruim, mas a forma de comprar esse imóvel tem que ser melhor planejada", diz.Segundo Rojo, há um forte apelo emocional ligado à compra da casa própria, mas, na ponta do lápis, o sonho pode sair caro e virar um pesadelo."Na nossa cultura, é bem sucedido quem tem um imóvel próprio e carro na garagem, mas a pessoa pode morar de aluguel e ter um patrimônio enorme no banco e ser bem sucedida", diz. "O ideal é medir o sucesso não pelos bens, mas pela qualidade de vida."O que o jovem casal deve considerar antes de comprar a casa própria.

1 - Quando você está financiando um imóvel, o imóvel é do banco até você terminar de pagar: Se o contrato for feito seguindo as regras do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), a partir da 3ª prestação atrasada o imóvel pode ir a leilão. Se o contrato foi feito seguindo as regras do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), se o cliente atrasar uma prestação, é notificado por cartório e tem um prazo para fazer o pagamento, que varia de acordo com o banco. Se não pagar, o imóvel vai a leilão.

2 - Começo de carreira + poupança pequena = entrada baixa + parcelas altas: Em geral, o jovem casal está no começo da carreira e, por isso, ainda não conseguiu juntar uma boa reserva financeira. Desse modo, tendem a contratar um financiamento imobiliário dando uma entrada muito pequena. Isso faz o financiamento ser de longo prazo, coisa de 30 anos, e joga o valor das parcelas lá para cima.

3 - Os juros do financiamento podem fazer o imóvel custar até o dobro: É preciso fazer as contas e comparar o valor final com o valor inicial do imóvel. Basta multiplicar o número de prestações pelo valor da prestação. No final do financiamento, o casal pode acabar pagando mais que o dobro do valor original do imóvel. "Para a maioria dos jovens casais, a conta não fecha", diz o planejador financeiro Janser Rojo.

4 - Os juros são baixos, mas incidem sobre um montante alto e por muito tempo: Os juros da compra imobiliária são os menores do país se comparados com o de financiamento de carro ou crédito pessoal, por exemplo. Porém, eles incidem sobre um valor muito alto e por um período mais longo.

5 - Ficar comprometido com o sonho do longo prazo ou ser feliz no presente?Antes de financiar um imóvel, o jovem casal também precisa avaliar se a parcela do financiamento cabe no seu orçamento e ainda deixa uma reserva para emergências, como consertar o carro, e também para o lazer, como fazer uma viagem. "Se não, o casal fica infeliz porque não consegue se divertir no dia a dia", diz o planejador financeiro Janser Rojo.

6 - Vocês estão prontos para ficar presos àquele local e àquele tamanho do imóvel?O casal pode ter filhos e o imóvel que era bom para dois não será suficiente para a família toda. Ou, então, um dos dois é transferido ou arruma um trabalho melhor que fica do outro lado da cidade. "Se você tem um imóvel na zona Norte e começa a trabalhar em outra região de São Paulo, por exemplo, isso pode reduzir muito sua qualidade de vida", diz o planejador financeiro Janser Rojo.

7 - Qual o momento certo de se fixar em um lugar?Para a família que não está totalmente constituída ou está no início de carreira, a compra de um imóvel pode tirar flexibilidade. O momento adequado para se fixar em um lugar, segundo o consultor Janser Rojo, é quando o casal não planeja mais ter filhos, a carreira já está bem consolidada, os dois já se sentem satisfeitos em suas profissões.

8 - Pagar aluguel e investir a diferença pode ser a melhor saída: "Se você paga um aluguel, com certeza sai mais barato que o valor da prestação do financiamento", diz Janser Rojo. Ele aconselha pegar essa diferença e investir. O valor vai render e poderá ser usado, no futuro, para dar uma entrada maior num imóvel, reduzindo o valor das parcelas e dos juros. Provavelmente, o casal conseguirá comprar seu imóvel mais rápido do que financiar.

Fonte: Janser Rojo, planejador financeiro e sócio da Soma Invest.
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias