ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Finanças & Investimentos

Tem ações da Petrobras? Quer investir nelas? Veja 6 respostas sobre a crise

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 01/12/2014 08:28

Vale a pena comprar ações da Petrobras, que tem sido alvo de denúncias de corrupção e sofrido com fortes oscilações na Bolsa de Valores?Ou o investidor tem de vender as ações da estatal por causa da operação Lava Jato, que investiga o caso? A Petrobras pode quebrar? Os escândalos podem atrapalhar o desempenho econômico da empresa? E a gasolina, vai aumentar mais em 2015?O UOL consultou cinco especialistas para responder a essas e outras perguntas para quem pensa em investir na Petrobras ou já possui ações da empresa (seja no FGTS ou compradas diretamente).Foram ouvidos Bruno Piagentini, analista da Coinvalores; Clodoir Vieira, analista da Compliance Comunicação; EladRezi, analista da Spinelli Corretora; Leandro Martins, analista-chefe da Walpires Corretora; e Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da TOV Corretora.A visão dos especialistas é que as ações da Petrobras ainda podem se manter instáveis até o início do segundo semestre de 2015. Segundo Piagentini, os investidores aguardam definições importantes para o futuro da empresa, como atualização do plano de negócios e a avaliação das agências de risco.Para o longo prazo, porém, todos se mostraram mais otimistas em relação ao futuro da companhia, desde que a empresa seja saneada. "Acredito que uma boa faxina poderia fazer a Petrobras voltar a ser uma boa empresa, diz Martins. "A Petrobras é maior do que as denúncias, mas é preciso que haja modificações na empresa para resgatar a credibilidade", diz Vieira.

6 respostas sobre a Petrobras:

1 - Usei o FGTS para comprar ações da Petrobras. O que eu faço?
Mantenha. Os especialistas acreditam que as ações vão ter um desempenho melhor no longo prazo. Além disso, o trabalhador que resgatar os valores atrelados às ações verá o dinheiro retornar ao FGTS, cujo rendimento é 3% ao ano mais TR, metade do rendimento da poupança. O trabalhador só pode resgatar o dinheiro do FGTS ao se aposentar, comprar um imóvel ou for demitido sem justa causa, por exemplo.

2 - Comprei ações da Petrobras numa corretora. Devo vender?
Depende. Se o investimento for de longo prazo a partir de agora, mantenha. A definição desse prazo varia de 1 a mais de 5 anos. Se é aplicação de curto prazo (até 1 ano), é melhor vender, pois as ações podem ter muita instabilidade até o segundo semestre de 2015, pelo menos. É preciso colocar um limite máximo de perda: se atingir esse nível, venda.

3 - Devo comprar ações da Petrobras?
As opiniões se dividem. Três analistas são favoráveis a comprar, se houver uma dessas situações: investir por mais de dois anos; se a carteira de ações copiar o Ibovespa (composto em boa parte por Petrobras); ou se o preço da ação estiver baixo (menos de R$ 12). Dois dizem para não comprar até a situação da Petrobras ficar mais definida, o que pode demorar até a metade de 2015.

4 - As denúncias vão quebrar a Petrobras?
Improvável. Motivos: a empresa tem caixa suficiente para bancar os investimentos de que necessita por pelo menos seis meses. Além disso, para quebrar, ela teria de parar de produzir e vender petróleo.

5 - O escândalo atrapalha o desempenho econômico da Petrobras?
Sim. Atrapalha porque aumenta o risco percebido sobre a empresa, o que faz com que os juros cobrados para emprestar dinheiro para a Petrobras fiquem maiores. Além disso, a percepção da credibilidade é fundamental para que as pessoas aceitem investir em uma empresa. Sem isso, ela perde investidores.

6 - O preço da gasolina deve ficar mais alto?
Incerto. O governo teme o impacto do reajuste na inflação, apesar de a correção ser uma necessidade para o caixa da empresa. O mercado espera que a empresa defina uma metodologia clara de reajuste

Fonte: uoleconomia.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67)3306-3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias