A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


12/02/2018 09:40

Tempo: Como você administra o seu?

Emanuell Steffen

Dia desses, enquanto fazia um tempo em um shopping aguardando um amigo para um café, fui à livraria de uma grande rede. Força do hábito. Entrei, olhei rapidamente os lançamentos gerais e fui ao espaço destinado aos livros de economia, finanças e negócios.

Hábito, de novo! Aproveito boa parte desse tempo (meu amigo avisou que atrasaria) para ler e pesquisar temas para os artigos publicados aqui no Dinheirama. Então encontrei um dos livros que mais gosto do amigo do Gustavo Cerbasi, “Investimentos Inteligentes”, e comecei a folheá-lo. Conforme a leitura foi se desenvolvendo, aproveitei o
conforto da livraria e me sentei em um acolhedor sofá que estava ao meu lado. A leitura foi ficando cada vez melhor quando percebi, meu amigo já havia enviado 3 mensagens que me aguardava na cafeteria.

Fui colocar o livro no local de onde o retirei e, de repente, me dei conta de como a seção de economia, negócios e finanças pessoais estava vazia. Dirigindo-me a saída, passei em frente da seção de quadrinhos. Fiquei assustado com leitores que se espremiam para ler e vislumbrar parte do matéria, alguns lendo de pé, outros sentados no chão. Um sucesso absoluto.

Antes de prosseguir, confirmo que sou apaixonado por quadrinhos, mas esta não é a questão central do artigo. Comecei a me perguntar por que pouquíssimas pessoas aproveitam o pouco tempo que possuem para descobrirem e aprimorarem seus conhecimentos com assuntos, dicas e ferramentas que realmente sugerem mudanças na
vida real?

Ah sim, muitas vezes sem precisar gastar nada, já que o período de “degustação” que a livraria oferece pode ser estendido até o fim da leitura. Não importa se tratamos de Warren Buffett, Bill Gates, eu ou você, o tempo é igual para todos. A diferença, adivinhe, é justamente a maneira como lidamos e aproveitamos esse precioso ativo de nossas vidas.

Pois é, considero o tempo um dos ativos mais importantes do atribulado mundo moderno. Ele é ingrediente indispensável para a inteligência financeira e para o sucesso profissional. O que dizer então da vida pessoal? Não há dinheiro nenhum no mundo capaz de pagar pelo prazer de encontrar tempo livre para “gastar” ao lado de alguém que amamos.

A faculdade é um dos exemplos mais gritantes do péssimo aproveitamento do tempo e do desperdício de dinheiro. Muitos confundem faculdade com barzinho. Pagam caro pela oportunidade de se capacitar, mas desperdiçam o tempo na porta do bar. Não que a vida social não seja importante, mas o recado aqui é outro. Você, inteligente que é, certamente o compreendeu.

O que seremos no futuro depende da maneira como empregamos o nosso tempo hoje. E ai estão os planos de ser rico, trocar de carro, criar família, estudar etc. Por melhor que sejam as intenções, elas não são garantias de um futuro mais rico e próspero. Ação. Falta ação e interesse em muitas pessoas. Descobrir a melhor maneira de usufruirdo tempo é o desafio que move as pessoas de sucesso.

Alguns bons amigos se dedicam por horas a fio, descobrindo comunidades e trocando mensagens em redes de relacionamento, mas reclamam de ler um bom artigo ou texto na internet. “Ler na tela do computador é ruim” é o que dizem. Estranho. Em todo caso, fica o bom e velho conselho: o tempo é longo, mas a vida é curta!

Você tem razão, o texto de hoje fugiu um pouco do convencional. Mas a mudança no tom foi intencional. Preferi aproveitar para chamar sua atenção para o constante desperdício de tempo. Se tempo é dinheiro, o desperdício financeiro tende a aparecer para os preguiçosos logo em seguida.

Disclaimer: Ricardo Pereira\Dinheirama.com A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Desenvolva o hábito de controle das dívidas
Quem está endividado sempre procura culpar circunstâncias e outras instâncias antes de admitir que ele é o verdadeiro culpado. Quem contraiu emprésti...
Foque em multiplicar suas fontes de renda
Essa pergunta é uma das mais recorrentes entre os leitores: Como conseguir poupar e investir se não sobra dinheiro nem para as despesas do dia-a- dia...
Estabeleça prioridades e seja mais produtivo
Como você organiza as suas prioridades ao longo de cada dia? Começa resolvendo as coisas mais fáceis ou mais difíceis? Deixa para tomar decisões comp...
Pare de acreditar no impossível dos outros
Você deve saber o que é uma carteira de investimentos, mas caso tenha dúvidas, vou explicar de forma resumida que se trata do “lugar” onde ficam reun...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions