A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 26 de Maio de 2018


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


12/02/2018 09:40

Tempo: Como você administra o seu?

Emanuell Steffen

Dia desses, enquanto fazia um tempo em um shopping aguardando um amigo para um café, fui à livraria de uma grande rede. Força do hábito. Entrei, olhei rapidamente os lançamentos gerais e fui ao espaço destinado aos livros de economia, finanças e negócios.

Hábito, de novo! Aproveito boa parte desse tempo (meu amigo avisou que atrasaria) para ler e pesquisar temas para os artigos publicados aqui no Dinheirama. Então encontrei um dos livros que mais gosto do amigo do Gustavo Cerbasi, “Investimentos Inteligentes”, e comecei a folheá-lo. Conforme a leitura foi se desenvolvendo, aproveitei o
conforto da livraria e me sentei em um acolhedor sofá que estava ao meu lado. A leitura foi ficando cada vez melhor quando percebi, meu amigo já havia enviado 3 mensagens que me aguardava na cafeteria.

Fui colocar o livro no local de onde o retirei e, de repente, me dei conta de como a seção de economia, negócios e finanças pessoais estava vazia. Dirigindo-me a saída, passei em frente da seção de quadrinhos. Fiquei assustado com leitores que se espremiam para ler e vislumbrar parte do matéria, alguns lendo de pé, outros sentados no chão. Um sucesso absoluto.

Antes de prosseguir, confirmo que sou apaixonado por quadrinhos, mas esta não é a questão central do artigo. Comecei a me perguntar por que pouquíssimas pessoas aproveitam o pouco tempo que possuem para descobrirem e aprimorarem seus conhecimentos com assuntos, dicas e ferramentas que realmente sugerem mudanças na
vida real?

Ah sim, muitas vezes sem precisar gastar nada, já que o período de “degustação” que a livraria oferece pode ser estendido até o fim da leitura. Não importa se tratamos de Warren Buffett, Bill Gates, eu ou você, o tempo é igual para todos. A diferença, adivinhe, é justamente a maneira como lidamos e aproveitamos esse precioso ativo de nossas vidas.

Pois é, considero o tempo um dos ativos mais importantes do atribulado mundo moderno. Ele é ingrediente indispensável para a inteligência financeira e para o sucesso profissional. O que dizer então da vida pessoal? Não há dinheiro nenhum no mundo capaz de pagar pelo prazer de encontrar tempo livre para “gastar” ao lado de alguém que amamos.

A faculdade é um dos exemplos mais gritantes do péssimo aproveitamento do tempo e do desperdício de dinheiro. Muitos confundem faculdade com barzinho. Pagam caro pela oportunidade de se capacitar, mas desperdiçam o tempo na porta do bar. Não que a vida social não seja importante, mas o recado aqui é outro. Você, inteligente que é, certamente o compreendeu.

O que seremos no futuro depende da maneira como empregamos o nosso tempo hoje. E ai estão os planos de ser rico, trocar de carro, criar família, estudar etc. Por melhor que sejam as intenções, elas não são garantias de um futuro mais rico e próspero. Ação. Falta ação e interesse em muitas pessoas. Descobrir a melhor maneira de usufruirdo tempo é o desafio que move as pessoas de sucesso.

Alguns bons amigos se dedicam por horas a fio, descobrindo comunidades e trocando mensagens em redes de relacionamento, mas reclamam de ler um bom artigo ou texto na internet. “Ler na tela do computador é ruim” é o que dizem. Estranho. Em todo caso, fica o bom e velho conselho: o tempo é longo, mas a vida é curta!

Você tem razão, o texto de hoje fugiu um pouco do convencional. Mas a mudança no tom foi intencional. Preferi aproveitar para chamar sua atenção para o constante desperdício de tempo. Se tempo é dinheiro, o desperdício financeiro tende a aparecer para os preguiçosos logo em seguida.

Disclaimer: Ricardo Pereira\Dinheirama.com A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Autoestima e sucesso financeiro
Existe uma mania que odeio em alguns brasileiros. Não é privilégio nosso, claro, mas temos uma tendência de sermos pessimista demais. Alguns dizem se...
Regulação de Fintechs de crédito e seu bolso
Você já deve ter precisado de crédito em algum momento da vida, certo? E nesta hora descobriu o quão “caro” pode ser tomar um empréstimo no Brasil! E...
Como investir em segurança para moradia
A segurança é um assunto que está cada vez mais em alta no Brasil e no mundo inteiro e precisa ser analisado com muito cuidado e atenção, para evitar...
Renda variável: Quem tem medo do lobo mau
Quem acompanha esta coluna há algum tempo, já está familiarizado com as 3 características iniciais que avaliamos ao tomar uma decisão de investimento...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions