ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Manoel Afonso

‘ Mensalão & dedo de Delcídio’

Manoel Afonso | 22/11/2013 17:25

MANOEL DE BARROS: entrou para a Juventude Comunista aos 18 anos no RJ. Ao pichar uma estátua se livrou da prisão graças aos apelos da dona da pensão ao policial insistindo que se tratava de um rapaz interiorano de boa índole.

EX-COMUNISTA O poeta rompeu com o PC quando seu líder Luis C. Prestes, após vários anos de prisão durante o regime getulista, surpreende declarando apoio ao seu algoz Getúlio Vargas. Um fato muito interessante, mas pouco divulgado.

ANTES TARDE... Mas a ficha do comunista histórico Roberto Freire só caiu após a derrubada do Muro de Berlim em 1989. No programa da Hebe admitiu que na pratica o comunismo era impossível, pura utopia. Faltou-lhe praticidade e visão.

PODE? A ‘carteirinha do PC’ dava status. Entrou para o folclore político o grupo de comunistas da capital que se reuniam na fazenda do Rachidão. Dizem as más línguas: senador e ‘camaradas’ curtiam o papo político em deliciosos churrascos.

A PROPÓSITO Da lista dos nossos ex-comunistas a maioria deles são bem sucedidos profissionalmente, têm arrepios ao ouvir o nome de Karl Marx. Concordam com Delfim Neto: Ora! O melhor do capitalismo é ser capitalista.

DANILO GENTILLI “A tentativa de tentar passar por nossa goela abaixo que Dirceu e Genoino são presos políticos consegue ser mais patética ainda que aquele gestinho de punho cerrado que ambos fizeram quase cagando nas calças...”

MEMÓRIA Falamos do J. Barbosa, mas esquecemos de Delcídio na CPI dos Correios. Apesar da pressão do PT, aceitou o relatório de Serraglio. Na época, o Brasil aplaudiu o senador pela sua coragem ao admitir indícios de corrupção da grossa.

‘UM INFERNO’ Assim Delcídio definiu aquele período; ameaçado, criticado e até espionado. Sua vida devassada para tentar desmoralizá-lo. O relatório de 1.857 paginas surpreendeu o PT e embasou a denúncia fulminante da Procuradoria Geral.

EM TEMPO Por vingança pela sua atuação na CPI, o PT comandando pelos figurões próximos a Lula, abandonou Delcídio na eleição contra André em 2006. Faltou grana, faltou apoio expresso de Zeca e sua turma. Todo mundo sabe disso.

‘ONTEM’ “Amigo do Jader, do Sérgio Motta, sem militância nos movimentos sociais e, sobretudo nas greves, forasteiro que entrou no PT pelas portas dos fundos”. Assim era tratado e visto Delcídio pelos políticos petistas ligados ao grupo de Zeca.

HOJE Pura ironia. Desgastado pela falta de renovação inclusive, o PT tem no senador a tábua de salvação. Aliás, estrategicamente os deputados petistas não deram um pio sobre o caso mensalão. É aquela história: quanto mais mexe, mais fede!

LULA Seu estoque de bobagens é grande, a arrogância impressiona. Como ousa dizer que o STF errou, se 8 dos 11 ministros foram escolhidos estrategicamente pelo Planalto para tentar livrar os companheiros. Mas esqueceu: juízes não são marionetes.

GENOINO Canonizá-lo vivo e ainda aposentá-lo vergonhosamente com R$ 26.700,00? É político preso por corrupção, não preso político como querem! E quando foi mesmo que ele trabalhou na iniciativa privada, como a grande maioria do povo?

PEDRO CHAVES Se arrependimento matasse! Para popularizar a imagem e interagir com a sociedade, teria sido melhor que proferisse palestras sobre a educação. Crescem as críticas pela sua aproximação com Bernal. O desgaste da imagem começou.

AINDA... A postura do Bernal lembra Zé Dirceu e Genoíno: não calça as sandálias da humildade. Acha que governa a cidade fazendo programa de rádio. Aquela cena dele orando com pastores foi hilária, pura demagogia. “Menos, please”.

CETICISMO Merece crédito a nova promessa do ministro Cardozo para solucionar os conflitos entre índios e brancos no MS? Por tudo que já ocorreu, pela discriminação visível do Planalto com os proprietários não há motivos para acreditar.

EXEMPLO: O Governo demorou 2 anos só para confirmar o recebimento de ofício do Secretario da Justiça pedindo envio de equipamentos e veículos constantes do termo de acordo com o Ministério da Justiça para evitar novas invasões. Má vontade.

PREVISÕES Candidato à vice ou a Senado de Dourados? Nem pensar! Ao contrário do que ocorreu no passado, nenhum nome reuniria hoje consenso para compor qualquer chapa majoritária. A análise do deputado merece e deve ser levada a sério.

BIOGRAFIAS Nossos políticos não cuidaram disso. Deles, apenas Pedrossian e Wilson lançaram obras resgatando memórias. Sem o lado crítico, o conteúdo representa apenas o próprio olhar dos autores, que aliás deixou muito a desejar.

RAMEZ/LÚDIO Claro! A intenção dos autores das obras editadas foi boa, mas a pressa impediu pesquisas mais profundas. Personagens de estirpes e mundos diferentes, bem que mereciam avaliações e revelações dos bastidores. Agora é tarde.

FRAGELLI Poderia ter fornecido rico material para um jornalista disposto a falar de sua trajetória. Certa vez ouvi: “ O Fragelli que ocupou inclusive à presidência, está morrendo, mas não anotou suas memórias e tudo será esquecido.” É assim...

“Surpreendi o PT”. (Delcídio – sobre a CPI dos Correios – à Veja - 14/05/2012)

Nos siga no Google Notícias