ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Manoel Afonso

Ambiente favorece reeleição dos deputados estaduais

Manoel Afonso | 05/08/2022 08:40

APOSTAS: Nem sempre é preciso ser portador de conhecimentos sociológicos para analisar o quadro eleitoral. Às vezes basta ter o senso desapaixonado de observação para se chegar a conclusão mais provável. Sobre a sucessão estadual seria precoce apostar em determinado nome, mas para a Assembleia Legislativa já é possível falar em favoritismo.

VANTAGENS: Em tese, quem ocupa hoje uma cadeira na Assembleia Legislativa tem a seu favor vários fatores. O mandato é uma arma poderosa quando usada com sabedoria em certos cenários políticos. Ele proporciona visibilidade na mídia e instrumentaliza ações políticas e sociais que capitalizam prestígio e reconhecimento na opinião pública.

DETALHES: Mas o candidato precisa estar no partido certo para não sofrer reveses da legislação. O quociente eleitoral às vezes castiga candidatos bons de votos e beneficia outros com desempenho inferior. Em 2018 Joao Henrique (PL) com 11.010 votos foi eleito com votação inferior a 7 concorrentes, inclusive Mara Caseiro (PSDB) com o dobro da sua votação - 23.813 votos.

PEDREIRA: Até aqui apenas dois dos 24 deputados estaduais não concorrerão à reeleição: Capitão Contar (PRTB) eleito com 78.390 votos e Eduardo Rocha (MDB) com 22.347 votos. Difícil identificar prováveis herdeiros dos votos de ambos por uma série de fatores e circunstâncias inerentes a cada pleito. Transferir votos e prestígio é complicado.

CONCLUSÃO: Além dos 22 postulantes à reeleição há vários nomes com boa votação que ficaram como suplentes no último pleito e que concorrerão novamente. São personagens com experiência e boa inserção em seus colégios eleitorais. A priori, em tese, estariam em posição mais favorável, mas sem garantia absoluta de êxito nas urnas.

PALPITES:  São válidos. No aprazível saguão da Assembleia Legislativa na manhã da última terça feira, observadores foram unânimes – a disputa hoje seria por apenas 4 cadeiras. Portanto, salvo tropeços de última hora, a renovação tende a ser mínima. Vale lembrar que os atuais detentores de mandato acabaram beneficiados pela pandemia.

AÇÕES & DEPUTADOS:  Paulo Corrêa (PSDB): Imprimindo ritmo dinâmico as sessões; comemorou o Dia do Padre na pessoa do padre Giulio Boff; esteve em Bonito visitando obras com o prefeito Josmail. Zé Teixeira (PSDB): pede união de forças federais e estaduais para aquisição de aparelhos de eletrocardiograma para postos de saúde de Ivinhema. Lucas de Lima (PDT): destinando emenda no valor de R$ 100 mil para Pedro Gomes em nome do radialista Genilson Santana. Capitão Contar (PRTB): seu projeto permite que idosos e deficientes físicos façam reserva de transporte gratuito de ônibus pela internet. Marçal Filho (PSDB): destacando a importância da campanha ‘Agosto Lilás’ contra a violência doméstica que vem aumentando também em nosso Estado. Gerson Claro (PP): tem projeto para ampliar a publicidade sobre isenção de custas e emolumentos em nossos cartórios.

‘MISTÉRIO’: Na Assembleia Legislativa ouvi críticas a postura do ex-governador Zeca do PT. Após recuperar sua elegibilidade ele tem se postado distante do núcleo da candidatura petista ao Governo. Sua ausência na convenção do partido soou muito mal, pois é a liderança maior do PT e favorito a uma cadeira na Alems. 'Estranho’ mesmo.

PREPARADO: A atuação do deputado Paulo Duarte (PSB) prima pelo embasamento técnico desde a época do PT. Não cultiva abobrinhas. No projeto do Executivo sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, por exemplo, ele contribuiu com subsídios aperfeiçoando a proposta que beneficia a população de muitas cidades do interior.

SAI DEBAIXO! Salve-se quem puder. No facebook e em outros nichos das redes sociais a guerra eleitoral ganha contornos jamais vistos num pleito doméstico. Esqueçam ética e princípios básicos das relações humanas. Está valendo absolutamente tudo na batalha para seduzir o eleitor, do humor sarcástico às acusações com imagens de arrepiar.

IMPOTENTE?  O mau uso da internet nas eleições é objeto de promessas de combate com leis rigorosas. Mas o que se vê é a esperteza, a criatividade e a ousadia formando um trio que caminha à frente do poder público. A demora nas investigações acaba favorecendo os abusos que provocam estragos imensuráveis. Afinal, na política o que vale é a versão do fato.

QUE CRISE? Se até a banana anda cara, a esperança do pobre é que a generosidade ocasional dos candidatos lhe garanta um suspiro temporário. Sobre a relação cúmplice entre eleições e a circulação do vil metal, tem certo sentido a tese surrealista de que no Brasil as eleições deveriam acontecer todos os anos. Mas, após as eleições tudo fica como antes e o pobre não ganha nem um ‘bom dia’.

DEPUTADOS & AÇÕES:  Evander Vendramini (PP): comemora aprovação de seu projeto obrigando a presença de dentista nas UTIs dos hospitais públicos e privados do MS.  Lídio Lopes (Patri): incansável na oitiva pessoal de prefeitos, vereadores e lideranças das comunidades urbanas e rurais da região do Cone Sul.  José C. Barbosa (PSDB):  antenado, vem insistindo na necessidade das políticas públicas de inclusão social nos projetos  de governo de Mato Grosso do Sul.  Mara Caseiro (PSDB): ampliou sua base eleitoral atingindo várias regiões, cujas cidades vem recebendo benefícios governamentais. Excelente parlamentar. Pedro Kemp (PT): suas intervenções nas sessões têm contribuído no aperfeiçoamento dos debates e de decisões que refletem positivamente na população.

1 – CRITÉRIOS: Alberto Schlatter foi escolhido como companheiro de chapa de Rose Modesto (União Brasil) menos pela sua biografia política e mais pelos predicados de cidadão interiorano que ajuda o país na lida da terra. É possível (é esse o objetivo) que sua imagem transfira maior textura ao projeto político. Mas isso dependerá do espaço que lhe será destinado na campanha.

2 – CRITÉRIOS: No que concerne a escolha de Tânia Garib como companheira de chapa de André Puccinelli as motivações são outras. Caminhantes de longa data do MDB, ambos tem identificação e uma boa sintonia administrativa de vários anos. No caso pesou consideravelmente – também – a visão social e a notória competência profissional dela.

3 – CRITÉRIOS: Não foi por mero acaso a escolha de Viviane Orro como companheira de Marquinhos Trad (PSD). Filha do ex-vice prefeito Odilson Nogueira (gestão Raul Freixes) com tradição política em Aquidauna, esposa do deputado Felipe Orro, tem facilidade de expressão, disputou a prefeitura em 2020 e como médica atuante cultiva valores vinculados a dignidade humana.

DUPLO ADEUS:  O primeiro deles é do ex-senador Delcidio do Amaral ao perder a batalha judicial. Engajado no PTB continua inelegível à espera de um milagre para voltar a ter espaço. O segundo, em situação diferenciada, o vice governador Murilo Zauith que saiu sutilmente da cena eleitoral recusando o convite de Rose Modesto pelo ‘União Brasil’. Após o Covid ele mudou as prioridades na vida.

PESQUISAS: Sobre elas temos falado muito. Mas como campanha eleitoral é igual a viagem pelas estradas brasileiras, imprevistos não são descartados. Pode aparecer de tudo no caminho e o que era bom fica ruim. Os candidatos estão apostando no horário eleitoral para solidificar os redutos conquistados e convencer os eleitores indecisos que são muitos. Lembrando que o eleitor quer ouvir projetos e não apenas ‘oba oba’.

AJUDA? A vinculação de candidaturas locais ao governo de Bolsonaro deve ser benéfica, tendo como ponto de referência a ex-ministra Tereza Cristina. Mas é claro que apenas esse vínculo midiático não será o bastante para garantir a eleição de alguns postulantes com pouca eficiência comprovada ou de preparo duvidoso para suas pretensões. Podem ficar à beira do caminho.

‘REMEMBER’: No Brasil há ondas eleitorais vencedoras. Foi assim em 1986 com o MDB varrendo a oposição de ponta a ponta. Depois tivemos o PT protagonizando o episódio conhecido. Nos dois casos muitos oportunistas se saíram bem. Agora percebe-se alguns fantasiados de verde e amarelo pegando carona na ‘Onda Bolsonarista’. Sinceramente não sei qual o percentual de eleitores simpáticos a estratégia.

OPINIÕES: “É só fazer um raciocínio: temos eleições a cada dois anos no Brasil. Tudo que o governo fizer é campanha eleitoral” (Dilma Roussef). “Pesquisa não definem resultados. Se definisse, Paulo Maluf teria sido eleito governador de São Paulo em 1998 e Lula  presidente em 1994” (José Serra).

Nos siga no Google Notícias