ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 22º

Manoel Afonso

Reinaldo Azambuja continua dando as cartas

Manoel Afonso | 01/09/2023 08:52

TACADA! No evento da Sudeco no Mercadão da capital – olhando para o palanque que reuniu gente de vários partidos, entre eles, PSDB, PT, MDB, União Brasil, PP, um observador disparou: “Esse Reinaldo é competente. Mandou o Puccinelli pra casa, colocou os demais adversários no mesmo balaio e continua dando as cartas”.

SOB CONTROLE? Pelos discursos de algumas lideranças parece que o PSDB tende a repetir o feito do velho MDB que dominou o estado por bom tempo. Esse entrosamento entre tucanos e petistas pode desaguar numa espécie de ‘união estável’ nestas eleições da capital. Afinal, no 2º turno os políticos tiram as máscaras e fantasias. Vale tudo!

CONCHAVOS: Já se discute apoios para o 2º mandato do governador Riedel (PSDB). Impressionante! É como se fosse um consórcio ou algo parecido. O PT quer eleger Vander Loubet senador e está disposto a fazer qualquer negócio. O MDB por sua vez – se contentaria com uma boquinha menor. Como diz Galvão Bueno: pode isso Arnaldo?

IMPREVISTOS: Na política não se deve ir com muita sede ao pote. Fatos inesperados barraram políticos (desnecessário citar nomes) que eram vistos como favoritos. Projeto político é comparável a uma viagem onde tudo pode acontecer. Prudência, bom senso e boa dose de humildade (e quem tem?) são imprescindíveis em qualquer caminhada.

NADA MUDA! Enquanto os comerciantes brancos estão bem instalados lá dentro do Mercadão - os índios continuam lá fora com seus produtos em situação sob risco. Nem geladeira eles têm para conservar seus produtos. Convenhamos - uma situação desleal que os senhores e senhoras da política fingem não ver. Só blá blá blá...

VOLTA POR CIMA: O deputado Vander Loubet (PT) só tem a comemorar. Após noites de insônia lá atrás, foi absolvido (STF) da denúncia de corrupção na Petrobras. Reeleito, é líder da nossa bancada em Brasília. Pelo seu discurso no evento da Sudeco no Mercadão tem a varinha mágica para resolver nossos problemas. É o cara do Lula.

PRATO CHEIO: Nas sessões da Assembleia Legislativa da semana o aporte de R$ 60 milhões do Governo à Cassems mereceu a atenção. Além de embates verbais ‘calientes’ entre os deputados a favor e contra, o plenário ficou lotado de apoiadores dos 2 lados. Mas nas próximas sessões o julgamento do ‘Marco Temporal’ será a bola da vez.

GERALDO X MARÇAL: Em recente encontro com Reinaldo Azambuja, o deputado federal Geraldo Resende pediu ‘aquela força’ ao ex-governador em favor de seu nome dentro do PSDB para a disputar a prefeitura douradense. Ao seu estilo, Reinaldo ouviu e ponderou: “Primeiro você precisa se mudar de Campo Grande para Dourados”.

PESADELO: A gestão de Laerte Tetila em Dourados ecoa até hoje e pesará em 2024. Lembrando: o ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos, indenizou o município por gastos irregulares, aquisição de veículos da cor vermelha, uso de placas com numeração de final 13 e adotar a palavra ‘Estrela’ nos programas habitacionais.

ALERTA: Os prefeitos dos municípios com menos de 30 mil habitantes chiando: o repasse do FPM de julho caiu 34% em um ano. Culpam os gastos na educação e saúde. Agora pedem aos deputados federais que aprovem a PEC  aumentando o valor do repasse do FPM de 23,5% para 25%. Como se diz: perto das eleições pedir é fácil.  

O DEBATE: Ele já começou sobre os locais onde serão construídos os novos presídios no MS.  Baita incoerência: Todos defendem que lugar de bandido é na cadeia - mas é claro - desde que ela não fique perto de sua casa.  É igual aos moradores pedindo mais pontos de ônibus, mas desde que não sejam instalados em frente de suas casas.

POLÊMICA: A construção do presídio federal de segurança máxima atraiu a chamada bandidagem para Campo Grande? É relativa essa tese. É o preço a ser pago por vários fatores. Mirandópolis (SP) por exemplo tem duas penitenciárias distantes 5 kms uma da outra. A criminalidade não aumentou lá, mas a sensação de insegurança sim.

1-FOLCLORE: Prefeito de São Paulo (1993/96) Paulo Maluf mudou o local de uma feira livre. Revoltados, os moradores da região escolhida foram à justiça e impediram  a mudança através de decisão liminar da justiça. Maluf não titubeou:  baixou outro ato transferindo a feira livre para a rua onde o tal Juiz de Direito (prolator) morava.

2-FOLCLORE: Eleição indireta ao Governo paulista (1978). Maluf foi ao interior pedir votos. Em General Salgado jantou na casa do médico convencional cujo cachorro de nome Itaú estava doente. No dia a eleição Maluf recebeu o médico com um abraço perguntando: “como vai o Itaú? Sarou?”  Com sua memória ganhou o voto e a eleição de Laudo Natel por apenas 28 votos.

MALUF EM 2016: Haddad tem muita qualidade neste mar de lama: é honesto. Não tenho ressentimento de tê-lo apoiado. Alckmin eu conheço desde que ele tinha 20 anos. Magrinho, vereador de Pindamonhangaba vinha despachar comigo. É uma das reservas morais deste pais. Não repetindo a fala do ministro Barroso, mas né ‘Meu Deus, é isso que nos espera?’

VALEU A PENA? Maluf (92) foi presidente da Caixa Econômica Federal, Secretário de Transportes, governador de São Paulo, prefeito duas vezes de São Paulo, deputado federal por 4 mandatos e disputou o Planalto duas vezes. Mas sua honra foi para o lixo ao ser condenado e preso por corrupção. O que os amigos dele acham de tudo isso?

EXEMPLO: A bronca da torcida do Flamengo, nesta semana, por ocasião da festa pelo ‘nat’ do jogador Gabigol, bem que deveria servir de inspiração aos eleitores para reagir à postura de muitos políticos. Esses, confiantes na passividade da população, cada vez mais pobre, continuam adotando as velhas práticas baseadas na famosa ‘Lei de Gerson’.

DIFERENÇAS: O STF é criticado mesmo julgando 90 mil processos por ano, contra 100 pela Suprema Corte Americana de 9 ministros, 4 indicados pelos Democratas, 4 pelos Republicanos e um independente. Lá a atuação da Corte é facilitada pela Constituição enxuta de 7 artigos e 27 emendas. Detalhe: ao contrário daqui os seus ministros são avessos aos holofotes.

MARCO TEMPORAL: A votação de 4 a 2 caminha para derrota da tese do marco temporal no STF. Pelas previsões ficaria pendente a questão da indenização que pode empacar o processo e não liquidar de vez a disputa. Em nosso estado o caso deve repercutir devido a numerosa população indígena e pelas terras disputadas por brancos e índios. Promete!

LEANDRO KARNAL: “O dinheiro e aquilo que torna a vida possível. É um erro ignorar o dinheiro, mas também é um erro considerá-lo como objetivo da vida. Viver é o objetivo da vida, e o dinheiro é a maneira, a alavanca, o instrumento para tornar isso viável. ”

PILULAS DIGITAIS:

IPVA – o IPTU que anda. (Carlos Castelo)

Ser deputado é tranquilo...Faço de conta que trabalho. (Paulo Maluf) 

Se o Brizola soubesse quem seria o Lupi, teria tocado fogo na banca de revistas onde ele trabalhava. (na internet)

Fora a burocracia oficial, existe outra, geral, informal e descomunal. Chama-se má vontade. (Fraga)

A polícia que há quase 20 anos está sob o comando do PT na Bahia é a que mais mata no Brasil. (Milly Lacombe – Uol)

Talvez o país já tenha acabado e a gente não tenha se dado conta disso. (Paulo Francis)

O que mais atrapalha a democracia é o povo. Se não fosse essa multidão faminta que só pensa em eleição, comida e Copa do Mundo, seria o regime político ideal. (Solda)

O facebook é ideal para autopromoção delirante e inflação do ego. (Luiz F. Pondé)

Não tenho nada contra a morte. Só não gostaria de estar presente. (Woody Allen)

Nos siga no Google Notícias