ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Momento Saúde Bucal

Gengivite: por que você deve se preocupar?

Marco Polo Siebra (*) | 02/08/2022 13:41

E se eu dissesse que você tem 80% de chances de ter um problema de saúde na sua boca, sem nem saber?

Essa é a estimativa para brasileiros que sofrem de gengivite ou periodontite.

De 8 a cada 10 pessoas têm o problema que tende a evoluir a se agravar, mas só uma parcela mínima da população identifica e faz um tratamento adequado.

A gengivite é uma inflamação na gengiva. Ela pode ser provocada pelo acúmulo de bactérias aderidas a placa bacteriana, que geram um processo inflamatório. Normalmente devido a higienização inadequada e fatores de risco como tabagismo, diabetes, alterações hormonais, e problemas no sistema imunológico, são as causas da gengivite e periodontite.

A gengivite começa com um leve inchaço, vermelhidão e sangramentos na gengiva, esses são os sintomas mais comuns. Com o tempo isso se agrava e pode evoluir para feridas e até a retração da gengiva podem aparecer. Quando não tratada, ela pode evoluir para a periodontite, que é uma inflamação mais aguda, mais avançada do que a gengivite, podendo comprometer a fixação do dente e que também pode ser um risco para o resto do corpo.

Tudo isso é causa de preocupação e cuidado redobrado. A boa notícia é que há como evitar esse problema ou tratá-lo, caso já tenha começado. Consultas periódicas ao dentista, seguir as orientações de higienização bucal e, em alguns casos, o uso de medicamentos, controlam a gengivite e devolvem saúde para o seu sorriso!

Que tal dar atenção para esse problema tão presente na nossa população? Agende uma consulta com seu dentista de confiança, cuide de você, cuide de sua saúde, você merece!!

Para mais informações sobre a saúde da sua boca, me envia uma mensagem no meu Instagram, @marcopolosiebra!

Um abraço e nos vemos nos próximos vídeos!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias