ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Conteúdo Patrocinado

ACOMASUL: tão jovem e tão madura na defesa de pequenos empresários da construção

A entidade nasceu para lutar pelos interesses da categoria em Mato Grosso do Sul

Post Patrocinado | 17/12/2020 08:30
O presidente da ACOMASUL, Adão Castilho, deixa o comando da entidade este ano. (Foto: Divulgação)
O presidente da ACOMASUL, Adão Castilho, deixa o comando da entidade este ano. (Foto: Divulgação)

A ACOMASUL (Associação do Construtores de Mato Grosso do Sul) foi constituída formalmente em janeiro de 2017, com o objetivo de ser uma entidade de representação dos pequenos empresários da Construção Civil, responsáveis por quase metade dos imóveis financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, hoje Programa Casa Verde e Amarela.

A entidade nasceu meses antes da formalização, devido à Portaria 570 do então Ministério das Cidades que proibia a construção de imóveis financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida em vias sem pavimentação (asfalto). Contudo, a ACOMASUL conseguiu prorrogar os efeitos da Portaria com um intenso trabalho de mobilização perante à mídia e às autoridades locais e nacionais.

Dessa forma, a ACOMASUL defendeu os interesses da categoria dos pequenos empresários da construção civil que tiveram mais tempo para se adequarem às normas do Governo Federal, evitando assim um grande prejuízo financeiro, além dos danos sociais, já que a Portaria restringe de certa forma o acesso à habitação popular.

Para defender os interesses dos pequenos empresários da Construção Civil e todo o segmento em torno das construções, a ACOMASUL realizou nos últimos quatro anos protestos muito bem organizados e pacíficos, audiências públicas, e várias investidas a Brasília, onde teve contato com autoridades como deputados federais, senadores, e ministros, além de gestores da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, instituições representativas no financiamento imobiliário.

Diretoria da ACOMASUL biênio 2019/2020 (Foto: Divulgação)
Diretoria da ACOMASUL biênio 2019/2020 (Foto: Divulgação)

Segundo o presidente da ACOMASUL, Adão Castilho, a entidade em quatro anos virou referência porque não travou disputas com outras associações do segmento que estão no mercado há décadas. "Ao contrário, a Associação procurou essas entidades para ganhar know how, para fazer parcerias, trabalhar em conjunto, e assim todos puderam se fortalecer já que o objetivo é o mesmo: buscar o desenvolvimento construtivo sustentável e com segurança jurídica".

Adão Castilho é um dos fundadores da ACOMASUL e está no segundo mandato consecutivo. A partir do ano que vem, a ACOMASUL terá um novo presidente eleito, neste mês de dezembro. "Deixo a presidência da Associação com o sentimento de dever cumprido. Nesses últimos quatro anos, entreguei-me de corpo e alma na busca por melhores condições de trabalho para nossos associados construtores, corretores, lojistas, profissionais liberais como engenheiros e arquitetos", diz Castilho.

O presidente reforça que a ACOMASUL é hoje referência nacional de associação de pequenos construtores. "Temos o reconhecimento da imprensa e das autoridades aqui do estado e de Brasília. Conquistamos a credibilidade por meio de muito trabalho. Deixo a presidência da ACOMASUL mas jamais vou deixar de participar das batalhas que a Associação irá travar daqui pra frente", finaliza Castilho.

Nos siga no Google Notícias