A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

04/06/2018 06:40

Aos 28 anos, hérnia de disco tirou Renan do eixo com meses de dor intensa

O rapaz "travou" depois de uma viagem e só conseguiu voltar à rotina normal graças a tratamento na clínica Doutor Hérnia

Post Patrocinado
Renan durante sessão com o fisioterapeuta da Doutor Hérnia. (Foto: Marina Pacheco)Renan durante sessão com o fisioterapeuta da Doutor Hérnia. (Foto: Marina Pacheco)

Apesar da vida ativa, com rotina de treinos e peso corporal controlado, o servidor público Renan Lopez entrou para um grupo que não imaginava fazer parte tão cedo: o de pessoas com problemas na coluna. Mas um dia, durante viagem para Ponta Porã, a perna direita deu aquela fisgada. "Pensei na hora que precisava malhar mais a perna. Voltei para a academia, mas a dor só piorou", conta.

Era o começo das dores insuportáveis, da peregrinação por especialistas e da frustração sem a cura. "Procurei um ortopedista e ele indicou aulas de pilates, mas eu nem conseguia fazer os exercícios por causa da dor. Então, desisti e resolvi encontrar outra alternativa", comenta.

Renan buscou referências e acabou marcando uma visita à clínica Doutor Hérnia, famosa no tratamento e prevenção de hérnia de disco lombar ou cervical, com mais de 16 anos de experiência e estudos em patologias da coluna vertebral. 

"Não era hospital, nem remédio, mas decidi confiar e fiz tudo como eles indicaram, sem questionar. Confiei mesmo e deu super certo. Encontrei o caminho", diz Renan.

Maca tem sistema de amortecedores para absorver impacto e impedir qualquer risco à coluna durante o tratamento. (Foto: Marina Pacheco)Maca tem sistema de amortecedores para absorver impacto e impedir qualquer risco à coluna durante o tratamento. (Foto: Marina Pacheco)

Três meses depois, ele comemorava um feito e tanto. "Eu tinha um grande encurtamento muscular, que limitava o movimento. Por causa da hérnia não conseguia curvar o corpo nas crises. Agora encosto as mãos nos pés. Você acha pouco? Para mim era um sonho!", justifica.

Hoje, ele também é quase um expert no assunto. Entende exatamente o que causou o problema e quais hábitos precisa mudar para nunca mais reviver o tormento. "Aqui, além da reabilitação, a gente descobre como tudo funciona e entende como prevenir novas crises. Isso é fundamental para nunca mais a hérnia voltar. Aprendi, por exemplo, que alongar é indispensável, coisa que eu não fazia", explica.

A rotina de 7 horas em frente ao computador, como funcionário do Tribunal de Justiça, permanece intacta. Mas a postura é corrigida a todo momento, assim como na hora de executar os exercícios na academia. Da maneira de sentar, à forma de pegar um objeto no chão, tudo conta para a saúde da coluna, lembra o "novo Renan".

Na Doutor Hérnia, o processo de recuperação inicia com uma série de exames. "No caso de Renan, testes clínicos, ressonâncias magnética e tomografia computadorizada indicaram 3 hérnias de disco, uma delas extremamente acentuada. Difícil ser taxativo sobre o que realmente provocou esse quadro. São vários fatores associados que causam a sobrecarga no disco", explica o fisioterapeuta Matheus Prado.

Matheus Prado mostra como hérnia se manifesta na coluna (Foto: Marina Pacheco)Matheus Prado mostra como hérnia se manifesta na coluna (Foto: Marina Pacheco)
Renan faz exercício de fortalecimento no solo. (Foto: Marina Pacheco)Renan faz exercício de fortalecimento no solo. (Foto: Marina Pacheco)

Como em qualquer caso, o primeiro passo é definir qual protocolo, dentre 11 criados pela franquia, é o que se encaixava perfeitamente no diagnóstico. Essa personalização no tratamento é o que garante a eficiência, porque os procedimentos usados a partir daí atacam exatamente o foco do problema.

Nas primeiras sessões por ajustes biomecânicos, posteriormente utilizando técnicas descompressivas que auxiliam na reabsorção da hérnia. Entre estas técnicas é utilizado recurso da maca de flexão distração desenvolvida por um dos criadores da Franquia Doutor Hérnia.

A última fase é de fortalecimento, que começa no consultório e continua em sessões de pilates clínico, também oferecido no mesmo espaço da Clínica. "colocar tudo no lugar novamente e só depois ir para o Pilates. Tentar o caminho contrário nem sempre será o melhor caminho", reforça Renan.

Dores na coluna, nas pernas, nos braços e até um simples torcicolo podem ser provocadas por hérnia de disco. Para uma avaliação, agende uma visita ao Doutor Hérnia pelos telefones (67) 3327-0056 e 99964-0065.

A Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé.

Saiba mais sobre o trabalho no Facebook da Doutor Hérnia ou em nosso site Campo Grande.

A Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa FéA Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.