ARARUNA FEST traz tributo ao Rock e celebração à vida a Campo Grande
Clemente Nascimento, da Plebe Rude, sobe ao palco do Araruna Fest em nome da vida e do Rock’n Roll.
Que a vida é aqui e agora, ninguém duvida e os amantes da música têm certeza. São inúmeras as canções que tratam dessa tal “Vida louca, vida breve”, cantada por Cazuza, ou daquela que “acontece enquanto estamos ocupados com outros planos”, como disse John Lennon no álbum Double Fantasy (1980), lançado pouco antes de sua morte.
Nos mesmos anos 80, Clemente Nascimento dava muita botinada por aqui, lembrando que existir não pode ser privilégio e que esperar não é com ele. Hoje, mais do que nunca, referência do punk rock nacional, membro do Inocentes e Plebe Rude, sabe o que é urgente e que a vida não segue um roteiro de novela. No ano passado, o artista, que tem nascimento no nome, nasceu de novo. Renasceu, agora, sul-mato-grossense de coração.
Era 11 de dezembro de 2025. O músico estava no camarim, se preparando para tocar com a Plebe Rude, Zero e Lobão na primeira edição do Araruna Fest, em Campo Grande. Mas ele nem chegou a subir ao palco. Passou mal e precisou ser socorrido às pressas. O que parecia um infarto se mostrou muito mais urgente.
Aos 62 anos, Clemente teve uma emergência cardiológica gravíssima: uma dissecção de aorta dos tipos A e B. Isso significa uma espécie de rasgo na artéria mais importante do corpo humano, que pode causar sangramento intenso e levar à morte. Uma das causas que podem levar à dissecção é a hipertensão arterial. Como há histórico de pressão alta na família, o músico havia iniciado uma investigação para a hipertensão, mas ainda não fazia nenhum tratamento específico porque não tinha diagnóstico fechado.
Clemente precisou ser operado. Uma cirurgia complexa, feita também na Santa Casa de Campo Grande, pelo cardiologista Raony Paniquar e equipe. O músico ficou internado por mais de 20 dias. Além do quadro cardiológico complexo, ainda enfrentou uma pancreatite, uma complicação gastrointestinal que também pode levar a óbito e exigiu cuidados intensivos.
Depois da alta hospitalar, Clemente permaneceu na cidade até estar plenamente recuperado para retornar a São Paulo. Nesse período, pôde sentir o carinho da população de Campo Grande.
“Sem palavras para agradecer ao Dr. Raony e a toda equipe da Santa Casa de Campo Grande por toda a dedicação e cuidado para que eu sobrevivesse e me recuperasse da melhor maneira da cirurgia delicadíssima à qual fui submetido. O que antes eram apenas 10% de chances de sobreviver se tornou 100%, sem sequelas, graças à competência e ao carinho deles”, publicou nas redes sociais.
Agora, a 93 Produções traz o ídolo do punk nacional de volta à cidade para celebrar a vida. Clemente será o apresentador da segunda edição do Araruna Fest, ao lado da jornalista Maria Cândida. No palco, recebe Frejat e banda, com o show Frejat Ao Vivo, além dos representantes da cena local O Bando do Velho Jack, Erica Espíndola e School of Rock.
Na plateia, além do público que acompanhou sua recuperação, a 93 Produções receberá a equipe médica e profissionais de saúde da Santa Casa. Entre os convidados de honra estarão o cardiologista Dr. Raony Paniquar, responsável pela cirurgia.
Segundo a 93 Produções, “uma surpresa está por vir com a vinda de Clemente de volta a Campo Grande”.
O ROCK COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL
No topo da programação está Frejat, um dos arquitetos do rock nacional das últimas décadas. No show Frejat Ao Vivo, o cantor e compositor percorre músicas que permanecem como hits ao longo do tempo, canções que continuam fazendo sentido e reverberam em corações apaixonados.
Frejat sobe ao palco acompanhado por uma banda afiada: Rafael Frejat (guitarra e vocal), Bruno Migliari (baixo e vocal), Humberto Barros (teclados e vocais) e Marcelinho da Costa (bateria e vocais).
No repertório, canções que costuram uma breve biografia do rock brasileiro. Estão lá parcerias com Cazuza, como Exagerado, Bete Balanço, Maior Abandonado, Por que A Gente é Assim? e Pro Dia Nascer Feliz, além de músicas que seguem firmes na memória afetiva do público, como Por Você, Pedra, Flor e Espinho, Amor pra Recomeçar e Segredos.
SERVIÇO
Araruna Fest – 2ª Edição
Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês (veja como chegar).
Data: 30 de maio
Line-up completo:
17h30 – Abertura dos portões
18h30 – School of Rock
19h – Erica Espíndola
21h – O Bando do Velho Jack
23h – Frejat Saiba mais em @ararunafest.
Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla




