ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Conteúdo Patrocinado

Colégio Auxiliadora investe em Escola da Inteligência para educar emoções

Programa é inserido como disciplina e conquistou instituições no País como forma de potencializar mentes saudáveis e brilhantes

Post Patrocinado | 18/04/2018 07:00
Alunos do Ensino Fundamental I - momento de integração.(Foto: Divulgação)
Alunos do Ensino Fundamental I - momento de integração.(Foto: Divulgação)

Em uma sala cheia de almofadas enormes e coloridas, em dia normal de aulas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, os alunos conversam de maneira bem descontraída sobre assuntos que normalmente não têm vez na rotina da maioria das escolas.

Com a mediação de dois professores, eles falam durante 1 hora de emoções, de vontades e de frustrações que pensam ser só deles. De repente, começam a perceber relatos comuns entre os colegas e entendem que são mais parecidos do que imaginavam. Assim, vão se fortalecendo como grupo e crescendo emocionalmente. Não há mais colega isolado ou inferiorizado diante dos outros. Todos ganham o mesmo poder de decisão.

No Auxiliadora, uma vez por semana, as aulas do Programa Escola da Inteligência fazem pelas crianças o que o ensino formal não consegue em anos de apostilas, exercícios e provas. O programa amadurece os sentimentos, equilibra a afetividade e desenvolve a mais importante das habilidades quando a questão é qualidade de vida e futuro promissor: a inteligência socioemocional.

Curso para pais com a consultora da EI - Laura Borelli.(Foto: Divulgação)
Curso para pais com a consultora da EI - Laura Borelli.(Foto: Divulgação)

Criado pelo psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador Augusto Cury, o programa entrou na grade curricular do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em 2018, mas atualmente atende mais de 200 mil alunos em escolas privadas e públicas no Brasil.

Conquistou as grandes instituições do País como plataforma para desenvolver mentes brilhantes, que atinjam pleno senso de observação, potencializem a capacidade de se reinventar a cada derrota, de pensar a médio e longo prazo, de trabalhar perdas e frustrações sem prejuízos.

Para funcionar, o Programa está inserido como disciplina desde os anos iniciais, inclusive, com materiais didáticos impressos, ferramentas audiovisuais, avaliações periódicas e, principalmente, formação continuada dos professores de todas as matérias regulares.

A metodologia é pensada para cada faixa etária e trabalha Neurociência, Psicologia e Filosofia. Utiliza uma linguagem própria para cada turma tornando as aulas dinâmicas. Todo trabalho desenvolvido é acompanhado e avaliado por uma coordenadora regional.

Giane da Costa Lima Rezende Salgado, mãe de aluna Ana Beatriz Lima Rezende Salgado  da 3ª série do Ensino Médio.(Foto: Divulgação)
Giane da Costa Lima Rezende Salgado, mãe de aluna Ana Beatriz Lima Rezende Salgado da 3ª série do Ensino Médio.(Foto: Divulgação)

A família também é parte importante nesse processo e participa de reuniões de estudos a cada dois meses, para aprender sobre o funcionamento da mente, sobre os comportamentos humanos e com isso colaborar ao lado da escola na formação integral dos filhos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

No último encontro, cerca de 500 pais participaram. "Tivemos o prazer de ser contemplados com a Escola da Inteligência. A educação das emoções facilita a aprendizagem", comenta Giane da Costa Lima Rezende Salgado, mãe de aluna da 3ª série do Ensino Médio. 

Além de formar alunos fortes, preparados para aprender, independente das adversidades pelo caminho, o Programa cria pessoas seguras, com autoestima elevada dessa forma melhora os índices de aprendizagem, reduz a indisciplina em sala de aula e aprimora as relações interpessoais.

"Após algumas aulas, vejo uma melhora progressiva dentro da sala de aula, na conversa com os meus colegas e professores, na forma de expor minhas ideias, de tirar minhas dúvidas", comenta João Pedro Cristado, aluno da 2ª série do Ensino Médio.

Com o Programa Escola da Inteligência, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora mais uma vez inova em Campo Grande e sai na frente, por acreditar que trabalhar as emoções é condição indispensável para a formação integral do aluno, como prevê a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o PNE (Plano Nacional de Educação).

Os coordenadores estão à disposição para atender pais e responsáveis interessados em saber mais sobre a Escola da Inteligência e repassar outras informações sobre a metodologia da instituição.

Hoje o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora atende Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, e Ensino Médio.

O Auxiliadora conta, também, com um site atualizado diariamente e um página no Facebook nos quais são disponibilizados todos os eventos da Instituição. Acesse e confira.

Alunos do Ensino Fundamental II - Enfrentando os desafios.(Foto: Divulgação)
Alunos do Ensino Fundamental II - Enfrentando os desafios.(Foto: Divulgação)
Entrega dos livros da Escola da Inteligência.(Foto: Divulgação)
Entrega dos livros da Escola da Inteligência.(Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias