ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Conteúdo Patrocinado

Unigran Capital, melhor do MS pelo terceiro ano consecutivo

Unigran Capital ficou entre os 20 melhores centros universitários do Brasil

Post Patrocinado | 15/01/2020 07:00
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Universitário Unigran Capital conquistou o título de melhor Instituição de Ensino Superior (IES) – entre públicas e privadas – de Mato Grosso do Sul. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação do ensino superior, que divulgou em 12 de novembro, os dados do Índice Geral dos Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC).

A Unigran Capital manteve o conceito 4 no IGC, o mesmo que recebeu nos anos anteriores (2016, 2017 e 2018), sendo a melhor Instituição de Ensino Superior do Estado entre públicas e privadas.

O conceito classifica as Instituição de Ensino Superior em “de excelência” (conceito 4 e 5), “satisfatória” (conceito 3) e “insatisfatória” (conceito 1 e 2). Assim como no ano anterior, apenas a Unigran Capital e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) atingiram o conceito 4 e foram consideradas “de excelência”.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Os índices integram o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e medem a qualidade da educação no país. Foram analisadas 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários e 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em todo o Brasil.

Com os índices do MEC divulgados em 12 de dezembro, a Unigran Capital é atualmente:
1ª entre privadas e públicas de MS;
Entre os 20 melhores Centros Universitários do Brasil,
Entre as 100 melhores IES privadas do Brasil;
Entre as 150 melhores IES do Brasil (entre públicas e privadas).

Estude na melhor do Estado. Vestibular Unigran 2020 (clique aqui)


Cursos presenciais: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Contábeis; Design de Interiores; Direito; Educação Física; Enfermagem; Estética e Cosmética; Fisioterapia; Nutrição; Psicologia e Radiologia.


A Unigran também oferece cursos de graduação EAD e semipresenciais, além de pós-graduações. Para mais informações, ligue (67) 3389-3389 ou acesse o site unigran.br

Conceito Preliminar dos Cursos (CPC)
Com relação ao CPC, os três cursos da Unigran Capital avaliados receberam o conceito 4 (as notas vão de 1 a 5): Administração; Ciências Contábeis e Psicologia.

O curso de Administração conquistou o título de melhor de Campo Grande e o 2° melhor do Estado, sendo que o 1° é curso da Unigran Dourados.

O curso de Psicologia teve a melhor classificação entre as Instituições de Ensino Superior particulares. O curso de Ciências Contábeis da Unigran Capital é o 5º melhor curso de Mato Grosso do Sul entre os 20 avaliados.

O CPC avaliou 8.520 cursos no Brasil. O conceito considera quesitos como a qualidade da formação dos professores e o Conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para o pró-reitor de Ensino e Extensão da Unigran Capital, Vinícius Soares de Oliveira, os índices consolidam o trabalho de excelência desenvolvido na Instituição ao longo dos anos.

“O Índice Geral de cursos (IGC) comprova que somos a melhor do Estado. O ICG leva em consideração corpo docente, a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Conceito Institucional. É uma responsabilidade enorme manter esse índice e já somos a melhor do Estado há três anos. Pretendemos manter a excelência nos próximos anos, diz Oliveira”.

Entre os fatores para que a Unigran Capital se mantenha como melhor do Estado há três anos, o pró-reitor cita o corpo docente da Instituição, que tem 80% de mestres e doutores.

“O principal para atingir esse índice é focar na excelência. A Unigran Capital possui corpo docente com 80% de mestres e doutores. São professores que têm experiência tanto na área docente quanto no profissional. São profissionais de destaque que também atuam na profissão na qual eles estão formando os alunos”, explica o pró-reitor.

Para o próximo ano, a Unigran Capital continuará a focar na excelência de ensino com treinamento do corpo docente, aplicação de metodologias inovadoras, inovação tecnológica, pesquisa científica e investimentos na estrutura física. Neste ano, a Instituição também investiu na internacionalização, firmando convênio com universidades da Espanha e do Uruguai. As ações vão permitir que acadêmicos e docentes façam intercâmbio educacional com universidades desses países.

“Para o nosso acadêmico, o índice alcançado no ICG, significa que ele fez a escolha certa e que está no melhor lugar para se tornar um profissional de excelência. Para quem pretende fazer um curso superior, vale a pena ponderar: onde você quer chegar? Se você quer ser um profissional de excelência, precisa procurar uma instituição de ensino de excelência. Quando o acadêmico se matricula na Unigran Capital, ele sabe que está se matriculando onde têm os melhores professores, a melhor estrutura de laboratórios e o melhor suporte para ele”, finaliza o pró-reitor de Ensino e Extensão.

Conceito Institucional (CI)
A Unigran Capital conquistou, em 2018, Conceito Institucional (CI) 5, o conceito máximo de excelência do Ministério da Educação (MEC). Em Campo Grande, a Unigran Capital foi a única instituição de ensino superior a atingir nota máxima. As notas de todas as instituições de ensino estão disponíveis no site do MEC. Este índice é avaliado a cada três anos pelo MEC.

O CI é a avaliação in loco feita por uma comissão nomeada pelo INEP/MEC, em que a Instituição de Ensino Superior como um todo é analisada. Na visita, foram avaliados a infraestrutura, docentes, tecnologia, laboratórios, ensino, pesquisa e extensão, entre outros fatores. A Unigran Capital atingiu nota máxima, sendo reconhecida pelo MEC pelo seu ensino de excelência.

Unigran Capital investe em laboratórios, inovação e metodologias ativas (Foto: Divulgação/Unigran Capital).
Unigran Capital investe em laboratórios, inovação e metodologias ativas (Foto: Divulgação/Unigran Capital).

Entenda os principais indicadores

Índice Geral de Cursos (IGC): avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos CPCs do último triênio, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também é trienal.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Bacharelados avaliados no Enade 2018: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Conceito Enade: indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do Exame.

Nos siga no Google Notícias