ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Fim do segredo sobre os doze nomes de Tite para a suplência da Seleção

A intenção da CBF era manter a convocação dos "reservas" em sigilo para evitar especulações da imprensa

Paulo Nonato de Souza | 26/05/2018 09:42
Dudu, atacante do Palmeiras, é um dos 12 nomes da lista de suplentes do técnico Tite para a Copa do Mundo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Dudu, atacante do Palmeiras, é um dos 12 nomes da lista de suplentes do técnico Tite para a Copa do Mundo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

“Doze nomes e um segredo”. Parecia coisa de filme, mas enfim acabou o mistério em torno da lista dos 12 suplentes da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Na noite desta sexta-feira, 25, a CBF desvendou o mistério que a imprensa já vinha se encarregando de desvendar por conta das evidências desde a convocação do técnico Tite.

A intenção inicial era manter a convocação dos suplentes em sigilo para evitar especulações, mas aos poucos alguns nomes foram sendo revelados. Primeiro Dedé, do Cruzeiro, depois Rodrigo Caio, do São Paulo, Maicon, do Grêmio, e Dudu, do Palmeiras. Rodriginho, do Corinthians, também aparece na lista de suplentes, além de Luan, do Grêmio. 

O segredo caiu por terra porque uma regra da Fifa, publicada no dia 30 de março de 2017, determina que os 35 jogadores convocados, incluindo os 23 definitivos e os 12 suplentes, não podem entrar em campo para jogos oficiais a partir do início da preparação das seleções em 21 de maio. Alguns clubes tiveram que ser avisados, caso do Palmeiras, que não escalou o atacante Dudu na partida da última quarta-feira diante do América Mineiro pela Copa do Brasil.

Quando comunicou o São Paulo sobre a convocação do zagueiro Rodrigo Caio, a CBF soube que o jogador seria submetido a uma cirurgia para reparar uma instabilidade ligamentar, decorrente de entorse no pé esquerdo sofrido na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Ceará. Rodrigo Caio foi operado no dia 18 deste mês e iniciou a fase de recuperação quatro dias depois.

Na lista definitiva são apenas três jogadores que atuam no Brasil: o zagueiro Geromel, do Grêmio, Cássio, goleiro, e o lateral-direito Fagner, ambos do Corinthians. Já na lista de suplentes o treinador Tite deu prioridade para quem atua no futebol brasileiro, e isso poderia significar desfalques para as equipes nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo, mas as últimas informações dão conta que a CBF resolveu a questão perante a Fifa e eles poderão jogar por seus clubes.

Veja a lista dos 12 suplentes:

1) Neto (goleiro, Valencia-ESP)
2) Rafinha (lateral-direito, Bayern de Munique-ALE)
3) Dedé (zagueiro, Cruzeiro)
4) Rodrigo Caio (zagueiro, São Paulo)
5) Alex Sandro (lateral-esquerdo, Juventus-ITA)
6) Arthur (volante, Grêmio)
7) Maicon (meia, Grêmio)
8) Rodriguinho (meia, Corinthians)
9) Giuliano (meia, Fenerbahçe-TUR)
10) Lucas Paquetá (meia, Flamengo)
11) Luan (meia-atacante, Grêmio)
12) Dudu (atacante, Palmeiras)

Os 23 da lista definitiva:

Goleiros:

Alisson (Roma),
Ederson (Manchester City),
Cássio (Corinthians)

Laterais:

Fagner (Corinthians),
Danilo (Manchester City),
Marcelo (Real Madrid),
Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiros:

Miranda (Inter de Milão),
Marquinhos (PSG),
Thiago Silva (PSG),
Pedro Geromel (Grêmio)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid),
Fernandinho (Manchester City),
Paulinho (Barcelona),
Renato Augusto (Beijing Guoan),
Fred (Shakhtar Donetsk),
Willian (Chelsea),
Philippe Coutinho (Barcelona)

Atacantes:

Douglas Costa (Juventus),
Neymar (PSG),
Gabriel Jesus (Manchester City),
Roberto Firmino (Liverpool),
Taison (Shakhtar Donetsk)

Nos siga no Google Notícias