Cadela idosa é resgatada por bombeiros após cair no Rio Anhanduí
Equipe de resgate utilizou técnicas seguras para remover o animal, que estava exausto e apresentava ferimentos
Uma cadela foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros do Rio Anhanduí na manhã deste sábado (14). O animal estava mancando e com a pata machucada devido à queda e, após ser retirado, foi entregue à solicitante. O resgate ocorreu no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com a Rua Dom Aquino.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma cadela foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros após cair no rio Anhanduí, em Campo Grande, na manhã de sábado (14). O animal, que aparentava ser idoso e estava machucado, foi avistado inicialmente próximo à Euler de Azevedo. O resgate ocorreu no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com a Rua Dom Aquino. Os bombeiros utilizaram cordas e escadas para retirar o animal em segurança. Segundo a corporação, esse tipo de ocorrência é comum no local devido às margens irregulares e acessos baixos do rio.
Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
"Primeiramente pensamos que tinha caído gente, mas vimos que era um animalzinho e paramos para registrar o momento. É uma vida que foi salva; foi muito gratificante de ver. Até parabenizei os bombeiros pelo trabalho que eles fazem. Imagina deixar o animal ali?", conta Maurício Gimenes, 50 anos. Ele estava a caminho de uma entrega de serviço quando se deparou com a situação e decidiu registrar.
Nas imagens, é possível ver o bombeiro amarrando o animal para realizar a retirada do rio; a cadela estava tranquila e subiu sem agitação. Maurício relatou que o animal aparenta ser idoso e está mancando. "Pelo jeito ela caiu porque estava com dificuldade de andar", comenta.
A cadela foi vista primeiramente perto da Avenida Euler de Azevedo e foi acompanhada até um ponto próximo ao local do resgate. "Abaixamos uma escada para chegar perto dela, mas ela saiu andando com medo. A acompanhamos por mais duas quadras e ela parou. O soldado Cristaldo conseguiu se aproximar e conquistou a confiança dela para que subisse", conta o bombeiro Glaucio Santana, que também atendeu o chamado. Os profissionais desceram com a escada, imobilizaram a cadela com uma corda e a içaram.
A corporação reforça que, ao presenciar situações semelhantes, a população deve evitar se aproximar da água por risco de escorregamento e acionar imediatamente o 193, permitindo que a equipe utilize os equipamentos corretos para garantir um resgate seguro. "Deu um pouquinho de trabalho porque tem que tratá-la com calma; ela poderia entrar correndo ou ir para o rio, mas sentiu confiança no Cristaldo", afirma Glaucio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, esse tipo de ocorrência é relativamente comum no Rio Anhanduí, onde a margem irregular e os acessos baixos acabam facilitando quedas de animais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


