ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Denúncia de negligência faz mulher lembrar morte da filha em "CTI improvisada"

Ricardo Campos Jr. | 18/06/2015 17:45
Camila chegou a ser transferida após 48h em UPA, mas não resistiu (Foto: reprodução / Facebook)
Camila chegou a ser transferida após 48h em UPA, mas não resistiu (Foto: reprodução / Facebook)

A morte de Jaqueline dos Santos Flores à espera de atendimento reacendeu o sentimento de luto para Eliana Delmondes Flores, 50 anos. Em agosto do ano passado a filha dela, Camila Delmondes, ficou dois dias internada em uma “CTI improvisada” na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida esperando vaga em hospital. A transferência chegou a ser realizada, mas já era tarde demais, pois a jovem, de 24 anos, não resistiu a uma falência renal.

“Dói muito. É como se eu estivesse revivendo tudo aquilo de novo. Só na semana em que os médicos estiveram em greve morreram três. É muito revoltante. O mais difícil para mim é saber que às vezes eles podem fazer algo, mas não fazem”, afirma.

Assim como Jaqueline, Camila procurou uma unidade de saúde quando começou a passar mal, mas foi diagnosticada com anemia e liberada após uma transfusão de sangue. Uma semana depois, a garota acordou com “olhos amarelados” e foi levada às pressas para um CRS (Centro Regional de Saúde). A partir de então teve início o drama da família.

“Trocavam os médicos todas as horas. Cada profissional novo dizia que ela tinha que ser transferida. Duas vezes me falaram que tinha vaga, eu liguei no Samu e me diziam que estava enganada”, pontua.

Eliana, ao saber do caso de Jaqueline, diz ter “sentido na pele” o sentimento de impotência ao buscar, em vão, ajuda para salvar um parente. “Como que o Samu vai avaliar se é grave ou não? E se o médico que atendeu ela no posto tivesse deixado em observação, será que ela teria morrido?”, questiona.

O Campo Grande News tentou contato com o coordenador do Samu, Eduardo Cury, mas até a publicação desta reportagem ele não havia retornado as ligações.

Nos siga no Google Notícias