ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Idoso vítima de derrame aguarda vaga em UTI há dois dias

O agravante é que o idoso também sofre de mal de parkinson e alzheimer

Guilherme Henri | 01/09/2017 14:30

Vítima de derrame, idoso de 74 anos aguarda há dois dias uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais de Campo Grande. A denúncia foi feita pela neta da vítima, uma advogada de 27 anos, por meio do canal Direto das Ruas.

Segundo a advogada, que pediu para ter a identidade preservada, seu avó Nascimento Nogueira Santana sofreu o derrame e está entubado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, desde quarta-feira (30).

Esta é a segunda vez que ele sofre um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o agravante é que o paciente também sofre de mal de parkinson e alzheimer.

A neta diz que a situação é triste e que seu avô precisa fazer três exames, sendo eles tomografia, um cardíaco e outro no pulmão, porém a unidade de saúde onde está não possuí os recursos necessários. “Eles estão fazendo o que podem”, disse a advogada.

Vaga 0 – De acordo com o coordenador de urgência e emergência do município, Yama Higa, a solicitação de vaga para UTI do paciente foi feita na tarde de quinta-feira (31), no entanto, até o início da tarde desta sexta-feira (1º) nenhum dos três hospitais de Campo Grande, sendo eles Santa Casa, Hospital Universitário e Regional tinham a vaga.

“Ele é prioridade, mas na atual situação das unidades de saúde é preferível que permaneça na UPA. Com os hospitais abarrotados de pacientes, ele vai sair de uma cama para ficar em um corredor”, lamenta.

Secretaria – A Secretaria de Saúde assumiu a lotação nos hospitais conveniados pelo município e informou que a situação do paciente Nascimento Santana é considerada estável. Entretanto, ele está bastante debilitado e neste momento respira com ajuda de aparelhos.

O caso é acompanhado pelo setor de regulação, que tenta viabilizar a transferência para o Hospital Universitário, que segundo a secretaria é o mais indicado para atendê-lo. 

Mas, para que a tranferência do idoso possa ser feita é necessário aguardar a liberação de um leito

Direto das Ruas - A denúncia acima foi feita por um leitor. Você pode fazer contato com o Campo Grande News via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, um meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador via WhatsApp pelo número (67) 99955-4050.

Matéria editada para acréscimo de informações às 15h32.

Nos siga no Google Notícias